vinagre de maçã
O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).
Estudos confirmaram o poder do vinagre de maçã (ou vinagre de cidra), por exemplo, no controle dos níveis de açúcar no sangue por causa da presença do ácido acético, substância que, inclusive, interfere na saciedade e acelera o metabolismo.
Ao chegar no mercado, você encontra diversos tipos de vinagre, como o branco, o de vinho e o de frutas. Isso porque o produto pode ser fabricado com a fermentação de diferentes produtos, desde que sejam fonte de etanol....Entre elas:
Tipos de vinagre para usar no dia a dia
Vinagre de álcool possui sabor mais forte, sendo também usado para substituir produtos de limpeza. Feito a partir da cana-de-açúcar e com grande quantidade de álcool - como o nome já indica -, esse tipo de vinagre tem duas diferenças marcantes em relação aos demais: o sabor mais forte e o preço mais baixo.
O vinagre de arroz (de sabor neutro) é indispensável na cozinha asiática, por exemplo. Já o vinagre de vinho branco (de sabor suave) é ideal para escabeches, enquanto o balsâmico pode ser usado tanto nas saladas, antepastos e em pratos quentes.
O que diferencia o vinagre balsâmico (aceto balsamico, em italiano) dos vinagres comuns é que, enquanto estes são feitos a partir de vinho branco ou tinto, o balsâmico tem como matéria-prima bruta as uvas brancas.
Nutricionalmente, não existe diferença entre os tipos, o que pode mudar é a concentração de antioxidantes em cada um. Ele é um dos mais usados para temperar saladas. O vinagre da fruta é rico em quercetina (um tipo de antioxidante), além de possuir outros polifenóis.
O vinagre balsâmico é o produto obtido da fermentação alcoólica e acética do mosto de uva Trebbiano, cozido, o qual é obtido a partir da uva esmagada e separado no início da fermentação alcoólica.
Experimente usar outro tipo de vinagre.
⚡ Os 6 Melhores Substitutos para o Vinagre de Arroz
Existem também outras marcas de vinagres de vinho tinto e branco, que você pode usar na seção de vinagre....Para vinho branco, tente:
O vinagre de maçã costuma parecer uma poção milagrosa; portanto, se você ficar sem ela, existem muitos ótimos substitutos, incluindo suco de limão ou suco de limão, vinho branco, vinagre de arroz, vinagre balsâmico, xerez e vinagre de frutas, entre outros.
É 100% natural, sem álcool ou conservantes. É preparado com suco de maçãs orgânicas, por isso mantém diversas propriedades que os vinagres comuns não têm. Conhecido e utilizado como tempero, o vinagre é um ingrediente fundamental na culinária para saborizar saladas e molhos, amaciar carnes e ainda fermentar massas.
Orgânico. Também conhecido como vinagre de maçã, é pobre em nutrientes, mas possui uma alta concentração de ácido acético, auxiliando na perda de peso e sendo muito utilizado em dietas. ... Tem para todo gosto, desde o mais azedo ao mais suave.