Átomo significa "aquilo que não pode ser cortado, indivisível." ... Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6.
A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos.
Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico. O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas. ... Ele se concentra no núcleo do átomo junto com o nêutron, que é neutro porque não possui carga.
O modelo atômico de Dalton dizia basicamente que a matéria era formada por átomos - pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis. ... Essas partículas receberam o nome de “átomos”, palavra que em grego significa “indivisível”.
Dalton nomeou o seu modelo atômico de bola de bilhar e, por isso, passou a representar os átomos dos elementos conhecidos em sua época por meio de símbolos esféricos. Cada representação atômica que apresenta um detalhe específico indica um elemento químico diferente.
Evolução dos modelos atômicos
A experiência que levou a elaboração desse modelo, consistiu na emissão de raios catódicos, onde as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo de um campo elétrico externo.
O modelo atômico de Dalton foi o primeiro na história da humanidade a ser proposto por um cientista. ... É o caso de Demócrito e Leucipo, que foram aqueles que, no século V a.C., afirmaram que a matéria seria formada por partes pequenas (partículas), indivisíveis e indestrutíveis, o que eles denominaram de átomo.