Valores de referência das enzimas cardíacas Os valores de referência da mioglobina se situam entre 85 e 90 nanogramas por mililitro de sangue. A troponina T, por sua vez, tem valor de referência na casa dos 0,03 ng/ml.
Existem vários marcadores de necrose miocárdica, com diferentes sensibilidades e especificidades, e diferentes cinéticas bioquímicas, porém os mais utilizados na prática clínica são a isoenzima MB da creatinoquinase (CK-MB) e as troponinas, principalmente a troponina T e a I, por terem maior sensibilidade e ...
Marcadores cardíacos usados comumente
A mioglobina é uma proteína constituinte das células dos músculos esquelético e cardíaco. A determinação no soro pode ser útil para descartar o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, uma vez que possui elevado valor preditivo negativo.
EDTA (lilás/rosa) Possui EDTA jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue. O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.
A CKMB massa é o marcador bioquímico de escolha para o infarto do miocárdio peri-operatório durante as primeiras 48 horas após o início da dor. As concentrações de CKMB também têm sido utilizadas para avaliar a extensão do IAM e a ocorrência de um novo infarto.