Chandon Riche Demi é generoso e aveludado, perfeito para ocasiões especiais. Mais doce que o Chandon Réserve Brut, é também elaborado com as uvas Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir, trazendo em seu aroma notas de doce de laranja, frutas secas, damascos e mel.
Veja quais são os 5 melhores espumantes à venda.
Como identificar se um espumante é doce ou seco?
Demi-sec – Também conhecido como meio-doce ou meio-seco, esse espumante possui uma média de 20,1 a 60 gramas de açúcar residual por litro. Moscatel – Essa versão apresenta níveis superiores a 60 gramas de açúcar residual por litro e é conhecida como espumante para sobremesa, pois agrada aos paladares mais doces.
Espumante Brut Rosé Courmayeur Este espumante é elaborado pelo método Charmat, com as uvas Pinot Noir e Moscato, ele é surpreendente devido a este corte, pois geralmente não é usado a uva Moscato para elaboração de espumantes bruts, o açúcar residual fica em doze gramas de açúcar por litro.
Foi para esse público que Madame Louise Pommery criou os primeiros espumantes secos. Esses rótulos receberam a denominação brut que, em francês, indica algo bruto, em seu estado natural. Apesar da denominação, essas garrafas ainda recebiam cerca de 20 gramas de açúcar por litro.
Elaborado pelo método Charmat, que consiste na segunda fermentação realizada em tanques, e com o sur lie (contato com as borras) permitido, o Prosecco pode ser classificado quanto ao teor de açúcar residual, na sua denominação de origem como Brut, Extra-Dry, Seco ou Demi-Sec.
Acerte nas harmonizações
5 combinações perfeitas entre espumantes e comidas
Você vai precisar: 1 garrafa de espumante (750 ml) + 1 caixa de morangos + 2 colheres (sopa de mel). Bata somente a metade da garrafa de espumante com o restante dos ingredientes até ficar uma mistura homogênea, sem pedaços. Reserve a outra metade dentro da geladeira.
Então, que tal harmonizar Chandon com alguns doces? Com notas aromáticas de laranja, frutas secas, damascos e mel, Chandon Riche é perfeita para acompanhar uma torta de maçã, receitas com sorvete de creme ou baunilha.
Os espumantes são ideais para acompanhar uma batata frita, polenta, salgadinhos, anéis de cebola, frango a passarinho e até mesmo torresmo. Na estação mais quente do ano, os tipos brut rosé, moscatel e prosecco são muito indicados, pois harmonizam com uma grande variedade de alimentos como ostras, queijos e canapés.
O Queijo Emmendal é perfeito para quem não dispensa esse delicioso alimento. Ele é ideal para servir como aperitivo. 3 Queijos de massa prensada não cozida — como o Gouda, o Edam, o Manchego, o Mimolette, o Saint-Paulin, o Reblochon, o Morbier e o Abondance são ótimos parceiros do espumante Demi-Sec.
10 harmonizações de vinho rosé
Feito para ser consumido em uma taça de conhaque com gelo, é refrescante, de coloração rosé salmão, levemente frutado, com notas de lichia e flores. Na boca, um final bastante exótico, que sugere como ótima pedida frutos do mar, sushi, quiches, canapés ou saladas.
Se estiver degustando um espumante, não deixe de apreciar o perlage. Borbulhas profusas e pequenas tendem a indicar uma melhor qualidade. Com o passar dos anos, porém, tende-se a formar menos bolhas.
Com o quê harmonizar o espumante Moscatel Ele combina muito bem com doces como mousses, rabanadas, bolos, sorvetes e biscoitos doces. Em suma, qualquer sobremesa cai bem com um Moscatel! Harmonizá-lo com um panetone ou sobremesas que acompanham frutas é um verdadeiro clássico!
QUEIJOS AZUIS (ROQUEFORT OU GORGONZOLA) + ESPUMANTE MOSCATEL Textura macia, consistência quebradiça, sabor intenso e aroma marcante fazem dos queijos gorgonzola e roquefort ótimos acompanhamentos para o espumante Garibaldi Moscatel – uma bebida frutada, fresca e delicadamente doce.
Moscatel é uma variedade de família de uvas, que podem ser tintas, rosé e brancas, com aromas distintos. E por ser muito versátil, pode dar origem a vinhos tranquilos secos/doces, espumantes secos ou doces naturais e vinhos de sobremesa. ...
Queijos, castanhas, patês, amêndoas e até embutidos são opções de beliscos para esse momento. Se optar por servir durante as refeições, opções do mar são boas pedidas. Ceviche, sushi, peixes grelhados e camarão são deliciosos acompanhamentos para fazer bonito como anfitrião.
COMO HARMONIZAR O VINHO FRISANTE COM OS PRATOS Até mesmo a sobremesa, dependendo de qual for o tipo, pode ser acompanhada por uma taça de frisante. Também por conta de seu teor mais leve, é possível servir este tipo de vinho no momento dos aperitivos, como queijos e castanhas, antes dos pratos principais.
O frisante é um vinho com menor concentração de gás carbônico. O vinho frisante é uma bebida que não é classificada nem como um espumante e nem como champagne. Essa bebida é produzida naturalmente no primeiro processo de fermentação da uva, contando com a concentração de gás carbônico dessa primeira etapa.
Vinho de R$ 23 é considerado um dos melhores do mundo
Qual escolher?
Você sabe o que é Lambrusco? Esses vinhos, produzidos na região da Emília-Romagna, têm sabor frutado e adocicado e se tornaram muito populares no Brasil nos últimos anos. Ao contrário do que muitos pensam, porém, não se tratam de espumantes, e sim de vinhos frisantes.
10 vinhos baratos (e bons) para apreciar sem sair de casa