Resposta. A água do mar é mais densa devido a grande quantidade de sal. E na água doce um peso afunda mais que na água salgada pois a força entre as moléculas é menor.
A densidade da água muda conforme o estado físico e temperatura. É por causa dessa diferença de densidade que o gelo, que é menos denso, flutua na água líquida. Isso não acontece com outros tipos de substâncias sólidas quando colocadas em um recipiente com a mesma substância derretida.
Então, pode-se dizer que a água é mais densa que o óleo porque suas moléculas estão mais unidas e assim há uma quantidade maior de moléculas de água, se comparadas num mesmo volume.
Portanto, se aumentarmos a temperatura, as partículas ou moléculas constituintes da substância irão se expandir, aumentando o volume e, consequentemente, diminuindo a densidade.
O volume ocupado pela massa é uma medida relacional: a densidade. Se compararmos volumes equivalentes de algodão e chumbo, vamos perceber que o volume de algodão é bem mais "leve" que o de chumbo. Na realidade, o volume de algodão, apesar de ser equivalente ao volume de chumbo, tem massa muito menor.
Alguns fatores que afetam a densidade A densidade depende, em primeiro lugar, do material em questão e, em segundo lugar, da temperatura deste material. Um aquecimento, por exemplo, provoca a dilatação do material (aumento de volume), o que interfere no valor da densidade.
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. ... Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
Peso é a força gravitacional resultante na interação da massa no planeta Terra sob o objeto a qual ela atua. Densidade é relação existente entre a massa e o volume de algum objeto. Se a densidade de um objeto é maior do que a de outro, isto quer dizer que este tem mais massa por unidade de volume do que o outro.
Massa específica e densidade são a razão entre massa e o volume de um corpo. No entanto, a massa específica é sempre constante e a densidade varia conforme o corpo. Vamos considerar uma porção de uma determinada substância homogênea (pois todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. Não pare agora...
Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplicá-la por 1.