Todo tipo de saias e vestidos de festa, sejam longas ou curtas, principalmente no godê, em peças de festa para madrinhas, formandas e noivas. Em peças casuais, a musseline pesada pode ser usada em blusas, calças, vestidos curtos, acinturados e muito mais.
Para uma saia godê duplo longa você vai precisar de 6 metros de tecido. Este também é um consenso entre costureiras. O corte também é chamado de “guarda-chuva” e “godê-disco”. Se a saia for curta, para uma pessoa magra, dá pra cortar em 1,5 metros de tecido.
Para calcular a medida do raio, utilize a seguinte fórmula: circunferência da cintura menos 2 cm (esta medida é utilizada em função do tecido ceder muito ao ser cortado, pois pega o sentido do fio no viés. Esta medida pode variar de acordo com o tecido) dividido por 6cm.
Via de regra, o cálculo é este: 2 x (Comprimento da saia + Medida do raio da cintura) + 20cm (para o cós e margens de costura). No meu caso, por exemplo, para uma saia de 60cm de altura e raio de cintura medindo 12cm, 1,70m de tecido é suficiente.
Para calças, meça da cintura para baixo. Comprimento para saias – meça a fita até o comprimento desejado da sua saia. Geralmente, saias curtas vão até a metade da coxa, saias normais vão até um palmo acima dos joelhos e mais compridas são abaixo dos joelhos.
Vire a saia do avesso e a experimente. Alfinete o excesso de tecido ao longo das costuras laterais. Faça uma linha reta com os alfinetes de cerca de metade da coxa até a parte inferior da saia. Retire a saia, certificando-se de que não esteja muito apertada com os pinos.
Para determinar a medição do torso, consulte o diagrama abaixo. Essa medida começa na crista ilíaca, que é a parte superior do osso ilíaco ao lado do quadril que funciona como apoio. A partir deste ponto, meça para a vértebra C7, o osso nodoso na base do pescoço quando você abaixa a cabeça.
Meça, a partir da base do pescoço até o limite a junção do braço. J. LARGURA DAS COSTAS: Meça, nas costas, a distância entre as axilas.
Antes de tirar suas medidas fique em pé, em posição ereta, com os braços ao lado do corpo, pés unidos e abdomem relaxado. Passe a fita métrica pela parte mais larga de suas costas e sobre a parte mais cheia de seu busto. Envolva o abdómem com a fita métrica logo acima do osso do quadril.
-Com a fita métrica, meça a circunferência do busto, circundando o tórax em cima do seio. Se o número obtido for ímpar, acrescentar mais 1,0 cm. -Meça a circunferência da cintura, circundando onde foi passado o cordão, evitando passar em cima do nó do cordão. Use o número par, como no item anterior.
Para tirar as medidas do corpo basta pegar uma fita métrica e acertar o tamanho do item desejado do catálogo. As medidas essenciais são busto, cintura e quadril, mas também dá para medir as coxas, bumbum, pernas e braços.
Para identificar o comprimento coloque a fita métrica na lateral do cós da calça e em linha reta desça até o final da barra. Coxa: Para medir a coxa posicione a fita métrica bem próximo a costura onde unem as pernas e estique em linha reta até a lateral da perna, para ter a medida total é só duplicar este número.
TÉCNICA PARA CONFERÊNCIA DA PEÇA PRONTA Apartir da junção do ombro, rente a gola medir até a barra. Apartir da junção do ombro com a manga, medir até a barra. Apartir da junção do ombro com a manga, medir até a barra. F) Apartir do encontro lateral da manga, medir o contorno da cava.
Como se Medir Corretamente
Posicione a mão logo abaixo do umbigo,sobre o ventre, Meça do final do ombro até o osso mais saliente do punho (para manga curta, meça até a altura desejada, conforme o modelo). Posicione a fita métrica junto à base do pescoço até a altura do busto e leia a medida.
Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.
como tirar as medidas
As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.