Tamanho do restaurante O ideal é que o restaurante reserve de 60% a 70% do tamanho total do local para o salão, sendo o restante dividido entre a cozinha, estoque e banheiros. A partir disso, você precisa calcular qual a capacidade máxima do seu espaço, o número de pessoas por metro quadrado.
O cálculo é bem simples e a proporção é de um por um: 1 pessoa/m², espaço este que acomoda uma cadeira. Por exemplo, a tenda de 10x10m possui 100 m² de modo a acomodar 100 pessoas sentadas.
A NBR 5665 prevê para escritórios e consultórios uma proporção de uma pessoa para cada 7 metros quadrados ou área útil. Podem entrar nesse cálculo também 50% da população (ocupantes do escritório) em um pavimento acima ou abaixo que não estejam situados a mais de 5 metros do local onde está sendo feita a proporção.
Para fazer o cálculo, pondere a capacidade máxima que deseja que o salão comporte e transforme esse número em metros quadrados. Depois, chegue ao total de área útil de circulação de pessoas levando em conta o metro quadrado por pessoa. Para garantir conforto e segurança, adicione alguns metros no cálculo total.
Cálculo pelas saídas Somatório total de saídas abertas ao público = 4,90 metros Numero de pessoas por unidade de passagem = 100 Unidade de passagem = 0,55 Lotação máxima = (4,90 / 0,55) * 100 = 890 pessoas A partir dos cálculos chegou-se a uma lotação máxima no Restaurante de 890 pessoas.
A melhor utilização do terreno depende de vários fatores limitados pela Prefeitura. Um deles é o Índice de Aproveitamento de Terreno (IAT), que é um número definido em Lei, que multiplicado pela área total do terreno nos dá a metragem quadrada máxima que podemos construir.
Um salão de 5x10m tem uma área de 50m2 dividido por 4m2 tem 12,5 que será o número de jogos de mesa com 4 cadeiras, arredondando essa conta para 13 jogos terá um valor de 52 pessoas neste salão.
O espaço do restaurante geralmente é dividido em cozinha e ambiente para as refeições. A fórmula padrão para a divisão de um restaurante é de cerca de 60% do espaço para o lugar das refeições e 40% para a cozinha e áreas de armazenamento.
Ao projetar um restaurante é necessário, em primeiro lugar, definir o alvo de referência, ou seja, o tipo de cozinha que se deseja apresentar ao público, pois dessa escolha dependerá projeto e mobiliário do próprio restaurante....Instalações sanitárias
Dicas básicas de como organizar as mesas do seu restaurante Portanto, não espere a chegada dos clientes. Deixe cada mesa devidamente montada, com talheres, guardanapo, taça, jogo americano e o que mais for preciso. Afinal, são itens que serão indispensáveis para a refeição, não há por que esperar para organizá-los.
Dicas para fazer um layout de restaurante
O termo francês restaurant chegou ao nosso idioma com a designação de restaurante. Trata-se do comércio que oferece diversas comidas e bebidas para consumo no estabelecimento. Esse consumo deve ser pago pelo cliente, que costuma ser conhecido como comensal.
- sinalização obrigatória para informar distância segura entre clientes no chão; mesas devem estar a dois metros de distância uma da outra e cadeiras a um metro de distância. Clientes só podem consumir se estiverem sentados.
Mesas deverão estar a ao menos dois metros de distância uma da outra. As cadeiras, a um metro de distância. Haverá um limite de seis pessoas por mesa. Eventos ou atividades que gerem aglomeração seguem proibidos.
Bares e restaurantes Máximo de 6 pessoas por mesa; Proibição de consumo nas calçadas.
Segundo ele, o Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros entre as pessoas, caso estejam sem máscara. “Entretanto, considerando a obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção no País, a distância segura, segundo especialistas em saúde, é de no mínimo 1,5 metro de uma pessoa para outra”.
3 metros
Seguindo estes princípios e considerando bastante nítida a intenção do legislador quanto à jurisprudência sobre construções em APP, as obras poderão ser feitas, legalmente, a 15 metros de rios que sofreram intervenção humana e a 30 metros de rios de cursos d'água natural, para cursos de menos de 10 metros de largura.
É comum a controvérsia acerca da possibilidade de construção em zona urbana na margem de rio. Isso porque, o Código Florestal (Lei n. estabelece como área de preservação permanente toda a vegetação natural localizada a 30 metros nos cursos d'água de menos de 10 metros de largura.
Essa restrição está prevista na lei que o Congresso aprovou". No entorno de nascentes e olhos d'água perenes, será obrigatória a recomposição de 15 metros. Já no entorno de lagos e lagoas naturais, as faixas vão de 5 m a 30 metros.