No princípio, Sonic, que é um ouriço azul, já foi confundido por alguns como um gato. Entretanto, assim que o velocista foi ganhando fama, o seu reconhecimento entre os gamers também mudou. Criado pela SEGA para ser o mascote da empresa, Sonic chegou ao mercado em meados de 1990.
A partir dessa ideia, Ohshima desenhou dois personagens diferentes. Um tatu e um ouriço. Em votação, a equipe escolheu pelo ouriço. O corpo coberto de espinhos lhe trazia um ar mais agressivo. Além disso, ele foi feito na cor azul para combinar com a logo da SEGA.
Fontes: Epicplay, Techtudo, Powersonic, Voxel
No mesmo ano em que Sonic 3 & Knuckles foi lançado, o Sega Saturn chegou ao mercado para competir com o primeiro PlayStation e o Nintendo 64. É claro que a história deste console não foi das mais felizes, o que levou ao surgimento precoce de uma nova geração com o Dreamcast, em 1998.
O Sonic é um personagem de videogame criado pela empresa japonesa Sega em 1991. Ele foi criado para ser o mascote da empresa e concorrer com o icônico personagem da Nintendo, Mario.
Veículos internacionais associam a popularidade do Mega Drive nos EUA diretamente ao sucesso do primeiro Sonic the Hedgehog. Naturalmente, este impacto levaria ao lançamento de sequências — como Sonic the Hedgehog 2, Sonic CD e Sonic 3 & Knuckles, lançados para Mega Drive e SEGA CD (um acessório do Mega Drive, praticamente).
No primeiro jogo do Sonic, lançado em 1991, o ouriço azul tem que salvar seus amigos animais que foram capturados pelo vilão Dr. Eggman. Para isso, ele deve percorrer várias fases cheias de obstáculos e inimigos.
Sonic foi criado para disputar os holofotes com Mario. Entretanto, com o passar do tempo os dois mascotes e seus criadores acabaram se entendendo. Para selar essa amizade, em 2007, foi lançado o jogo Mario & Sonic At The Olympic Games. Ele é baseado nos Jogos Olímpicos de 2008 que aconteceram na China, lançado para Nintendo Wii e DS.
A série em áudio intitulada Sonic and Tails R, criada por Emi Jones e Doryan Nelson, é um exemplo de que o fandom da franquia pode criar histórias não apenas sensatas como muito divertidas situadas neste universo, cuja influência vai muito além dos jogos.
Sonic Adventure, lançado para Dreamcast, foi um dos primeiros jogos de console a contar com um DLC, com a Dreamcast Launch Party nos EUA. Outros consoles, como o Super Nintendo e o Mega Drive, já permitiam que você se conectasse à internet e até fizesse o download de jogos, mas não o permitiam baixar, ou melhor, destravar conteúdo adicional para um jogo que você já tinha.
Os jogos do Sonic são conhecidos por esconder diversas referências e segredos para os jogadores descobrirem. Entre eles estão as fases secretas, como a Green Hill Zone em Sonic Adventure 2, e as aparições de outros personagens da Sega, como NiGHTS e Billy Hatcher.
Sonic CD foi um verdadeiro marco para a franquia, trazendo uma abertura em anime sensacional produzida pela Toei Animation e músicas com qualidade muito superior às dos cartuchos (afinal, CDs tinham muito mais espaço). Além disso, foi neste jogo que conhecemos Metal Sonic e Amy.
Imagens: Blogtectoy, Microsoft, Ign, Epicplay, Deathweaver, Epicplay, Aminoapps, Observatoriodegames, Infobode, Aminoapps, Uol, Youtube
O fandom de Sonic é único. Você dificilmente vai encontrar outra comunidade no mundo dos games tão engajada e dedicada a criar histórias simplesmente inimagináveis para os personagens de um mesmo universo.
Há quem associe o sucesso do Mega Drive e de seu mascote, em grande parte, ao marketing do console, que não evitava a polêmica e apostava na combatividade. O slogan "Genesis Does What Nintendon’t" [Mega Drive faz o que a Nintendo não faz, em tradução livre] surgiu neste contexto de disputa acirrada e entrou para a história da publicidade nos games.
Ele incorpora o estereótipo do adolescente rebelde niilista e "autêntico", respondendo sempre de maneira desleixada e usando até mesmo um bordão: "nothing personnel kid". Com o erro gramatical mesmo.
Sonic the Hedgehog é a franquia mais importante na história da SEGA. Desde o lançamento do primeiro jogo, em junho de 1991, para Mega Drive, o ouriço mais famoso dos games conquistou milhões de fãs mundialmente — e permanece como um ícone da cultura pop até hoje.