substantivo feminino Lamentação; expressão de dor, de sofrimento; ação de se lamentar: Deus ouviu minhas queixas. Ofensa; sentimento de dor, de mágoa que se guarda após uma injúria: tinha queixas do meu chefe. Desprazer; ausência de alegria, de satisfação: seu ato foi motivo de queixa.
1 lamentar-se, lastimar-se, lamuriar-se, chorar, choramingar, gemer, prantear, chiar. Apresentar denúncia: 2 reclamar, protestar, manifestar, denunciar, delatar, expor, relatar, descrever, querelar.
Significado de Queixa-crime substantivo feminino Querela; momento inicial, em casos de crime, em que o acusado se defende ou nomeia um representante qualificado para expor as circunstâncias do crime em questão, ressaltando todos os seus pormenores.
- Conjugar
Queixa é um dígrafo consonantal: com as letras que . Não se separa estas duas letras na divisão silábica. Os dígrafos consonantal ocorrem quando existe na palavra as letras ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs, gu, qu, detalhe para o gu e qu: só são dígrafos se acompanhados da letra E ou da letra I.
Indicativo
Uma chama ou flama (do latim flamma) é a parte gasosa visível (emissora de luz) de algum fogo. É causada por uma reação altamente exotérmica (por exemplo, uma combustão) tomando lugar em uma zona estreita. Se um fogo for quente o bastante para ionizar os componentes gasosos, ele pode virar plasma.
Significado de Chamou Chamou vem do verbo chamar. O mesmo que: ligou, pediu, invocou, convocou, nomeou, designou, recorreu, aproximou, apelidou.
1 labareda, fogo, flama, lume, fogacho, lava, espadana. No plural - incêndio: 2 incêndio, fogo, queimada, queima, fogueira, lumaréu, pira, incineração.
A palavra fogo provém do latim focu(m), acusativo de focus, com significado de fogo, casa, família.
Significado de Fogo substantivo masculino Desenvolvimento simultâneo de calor, de luz e de chama produzido pela combustão viva de certos corpos, como a madeira, o carvão etc. Fogueira, incêndio, labareda, lume. ... Calor intenso e molesto: o dia de hoje foi um fogo. [Figurado] Veemência, ardor, paixão: o fogo da cólera.
Seu nome vem do Grego lampas, “tocha, raio de luz, meteoro luminoso”, de lampein, “brilhar”.
Em latim, 'tellūs', 'tellūris' no genitivo, quer dizer a terra, sinónimo poético de terra, também palavra latina. A forma 'tellure' é o ablativo, outro dos casos latinos. 'Tellus' é a terra personificada, divinizada e unida a Júpiter. O termo é talvez relacionado com o etrusco.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra.
Por que o nosso planeta se chama Terra se a maior parte é composta por água? ... O nome 'Terra' vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a 'Mãe Terra'. Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento 'terra'.
Características do Planeta Terra e sua formação O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água.
Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera. ... Podemos visualizar, aproximadamente, essa superfície por meio do prolongamento do nível médio dos mares por dentro dos continentes.
Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação. ... A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.
Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.
A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. ... A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo.
Nutação: o planeta terra sofre, a cada 18,6 anos, influência da gravidade da Lua gerando uma pequena variação periódica no eixo rotacional terrestre. Reclusão: o planeta terra não realiza esse tipo de movimento.
A velocidade média em que a Terra gira é de 1.
O movimento de translação da terra é o movimento que faz em torno do sol, no sentido direto (ou contrario aos ponteiros do relógio). O período de translação, ou seja, o tempo que a terra demorar a dar uma volta completa ao sol, é de um ano, ou seja 365 dias e 6 horas.
365 dias
A rotação é aquele movimento que a Terra realiza ao entorno de si própria, ou seja, ao entorno do seu próprio eixo. Esse movimento leva um dia para acontecer por completo. Já a translação é o movimento que a Terra realiza ao entorno do Sol, sendo que este movimento é realizado ao longo de um ano.