O funcionamento da câmara escura é de natureza física. O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício.
Olá! Semelhanças: os olhos e as máquinas fotográficas funcionam da mesma forma em relação ao foco, através de imagens invertidas pela captação no filme (máquina) ou pelos bastonetes e cones(olhos). Uma outra semelhança se deve à abertura de luz, de forma regulada, pela lente (máquinas) e retina (olho).
– Corpo da câmera: onde estão o sensor, o obturador, o visor e todos os encaixes (para objetivas, flash e cabos). – Objetiva: é, nada mais nada menos que, a alma da câmera fotográfica. ... – Obturador: é um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz que incide no sensor através de uma “cortina”.
Ao penetrar a pupila então, a luz chega à retina, onde a imagem formada também será real e invertida. Na câmara escura, é correto evidenciar que quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada.
Uma câmera fotográfica é feita de três elementos básicos: um elemento óptico (a lente), um elemento químico (o filme) e um elemento mecânico (o próprio corpo da câmera). Como veremos, o único segredo da fotografia é calibrar e combinar esses elementos de tal modo que eles registrem uma imagem real e reconhecível.
A máquina fotográfica também é um instrumento óptico que se encaixa no termo instrumentos de projeção. Portanto, a máquina fotográfica é um instrumento de projeção que tem por finalidade captar e gravar a imagem real em um filme sensível à luz que incide sobre ele.
A câmera fotográfica é um equipamento capaz de projetar e armazenar uma imagem em um anteparo. Nos antigos equipamentos, onde um filme deve ser posto dentro da câmera, o anteparo utilizado é um filme fotossensível capaz de propiciar uma reação química entre os sais do filme e a luz que incide nele.
Quando a lente era aberta, ocorria a passagem de luz, e a imagem ficava gravada nesse filme, denominado negativo. ... O funcionamento da máquina fotográfica digital para captar a imagem ocorre de forma semelhante: a luz proveniente do objeto é captada por um conjunto de lentes esféricas e projetada no fundo da câmera.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
9 de maio de 1816
Foi na década de 60, mais precisamente em 1965, que as primeiras imagens digitais, ou seja, as capturadas sem o uso de filme, foram feitas. Essas imagens foram capturadas pela sonda Mariner 4 e registravam a superfície de Marte. Foram feitas 22 fotos em preto e banco com 0,04 megapixels de resolução.