EQST

Correto Usar A Palavra Tendo?

É correto usar a palavra tendo?

substantivo deverbal Possuindo; ação de ter, de possuir, de receber: mesmo não tendo casa, ele preferiu gastar toda a herança no jogo. Etimologia (origem da palavra tendo). Forma Der. de ter. substantivo deverbal Ação de tender, de possuir uma inclinação ou aptidão para: eu tendo para o teatro, ela para a música.

O que substitui por conseguinte?

13 sinônimos de por conseguinte para 1 sentido da expressão por conseguinte: De modo consequente: 1 isto posto, consequentemente, à vista disso, assim, assim sendo, dessa forma, dessa maneira, desse modo, em consequência, logo, por consequência, por isso, portanto.

Quando usar vírgula antes de como?

– Elas gostam de artistas (que sejam) como (é) Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Elas gostam de vários artistas, como (por exemplo) Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. como. Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala.

Tem vírgula antes do SE?

Nas orações condicionais e estando a subordinada depois da subordinante, a vírgula antes da conjunção se é obrigatória? Se em frases como: «Se amanhã ele não vier, vou procurá-lo.» «Se ele não tivesse chegado a tempo, ela ter-se-ia zangado.»

Pode usar vírgula depois do que?

A palavra “que” pode ser um pronome (interrogativo ou relativo), um advérbio, uma preposição, uma conjunção (coordenativa ou subordinativa) ou uma partícula de realce ou expletiva. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente.

Pode colocar vírgula antes de para?

A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.

Quando usar vírgula antes da conjunção e?

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:

  1. a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes;
  2. a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Quando é que posso usar a vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula.

Quando usar os dois pontos em uma frase?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Para que serve os dois?

Dois-pontos (graficamente, :) é um sinal de pontuação que anuncia uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, ou ainda uma síntese do que se acabou de dizer. Corresponde a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta).

Para que serve os pontos?

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Qual o nome dos dois pontos?

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Quais os nomes dos sinais de pontuação utilizados no texto?

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.