Primeiramente, destaca-se que o verbo to be possui uma forma irregular. No presente, temos as formas: am, is, are; no passado: was/were, ou seja, apenas duas formas.
O verbo to be, da língua inglesa, expressa dois significados: ser ou estar. O verbo “to be” pode expressar dois significados: ser ou estar. Logo, tanto para dizer que eu sou uma professora (I am a teacher), quanto para dizer que eu estou na escola (I am at school), deve-se utilizar o verbo “to be”.
O guia simples e prático para dominar o verbo To Be
O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.
No simple present, o verbo to be se conjuga desta maneira:
Para formar a interrogativa de to be, tudo que é necessário é passar o verbo (ou seja, am, is, are) para a frente do sujeito (ou seja, I, you, he, she, it, we, they).
Forma Interrogativa Para formar uma oração interrogativa no Simple Present, usa-se o verbo auxiliar Do ANTES DO SUJEITO para os Pronomes Pessoais I, You, We, You e They e does para a 3ª pessoa do singular (He, She, It). Observe os exemplos abaixo: Do I need it? (Eu preciso disto?)
A forma interrogativa é construída de maneira diferente se o verbo for auxiliar (be, have, will, can...), ou se for um verbo 'principal'. Se o verbo for um auxiliar, a interrogação é construída sem o auxiliar do/does/did: Is Bruno in his office?
Frases interrogativas Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final. Interrogativas diretas: Aceita um café?
Utilizamos as frases interrogativas quando queremos fazer alguma pergunta, uma interrogação para alguém. ... Para fazer perguntas em português podemos usar as palavras interrogativas em português. Algumas destas palavras são: o que, quando, onde, quem e por que.
Em frases interrogativas e em frases negativas, apenas do (e não does) pode ser utilizado como verbo principal. A construção da frase é feita com o verbo principal no infinitivo (to do) sem o to. Logo, do é usado.
Detalhe: Se a pergunta for na 3ª pessoa do singular, ou seja, com os pronomes "he" (ele), "she" (ela) ou "it" (ele, ela, isso), então usaremos a forma "does" em vez de "do": He eats fish. (Ele come peixe.) Does he eat fish? (Ele come peixe?)
O does é apenas uma conjugação do to do na terceira pessoa do singular, ou seja, concorda com os pronomes he, she e it no simple present. She does her nails every week....Quando usar do e does
Como auxiliar, usamos o do em sentenças negativas e interrogativas para a maioria dos verbos no simple present e simple past. Na forma negativa, usamos o don't e didn't. I don't care.