Os estudos sobre micoses superficiais são importantes para o conhecimento da epidemiologia local, podendo assim identificar os agente etiológicos mais incidentes em uma determinada região e fornecer um tratamento e cuidado adequados para cada paciente.
Antifúngicos naturais São altamente seletivas às células dos fungos, devido a sua grande avidez ao ergosterol. Desta maneira se mostra como padrão-ouro para infecções fúngicas sistêmicas.
Alguns fármacos para infecções fúngicas sistêmicas
Principais medicamentos antifúngicos
Os principais antifúngicos deste grupo são: cetoconazol, miconazol e clotrimazol. O outro subgrupo são os triazólicos – devido a seu espectro de atividade e excelente perfil de segurança, os antifúngicos triazólicos tornaram-se os mais utilizados no tratamento de IFIs.
Antifúngicos
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL). Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias.
E mesmo para infecções fúngicas mais graves, como blastomicose e histoplasmose, o cetoconazol não deve ser a primeira escolha. Portanto, o médico só deve optar pela prescrição do cetoconazol em comprimidos caso considere que o fluconazol ou o itraconazol não sejam opções válidas para o caso em particular.