Pegando um elemento retangular de lados dx por dy, cujas coordenadas em um sistema cartesiano são (x, y). Calculando a área deste elemento, temos dA = dx · dy, e, multiplicando esta área por uma das coordenadas do elemento, temos os momentos estáticos de área dQX = xdA e dQY = ydA.
Cálculo de IX: IX = IX1 + [IXG2 + A2. (yg2)2] + [IXG3 + A3. (yg3)2] = IX = π.
O centro de massa do retângulo fica sobre os eixos de simetria que dividem ao meio a altura (h) e a base (b). Portanto, para calculá-lo, basta dividir a altura e a base por dois.
Para determinarmos o centro geométrico do trapézio utilizaremos formulas tabeladas do triangulo como 1/3 L do lado maior e 2/3 L no lado da ponta do triangulo e do retângulo 1/2 L para ambos os lados, resolvendo algebricamente com auxilio da formula do centroide de figuras compostas X'' = (∑ Ai x X') / (∑Ai) e ...
O centro de gravidade equivale ao impulso total dividido pelo peso total. Você não precisa dividir cada impulso por cada peso, o que indicaria apenas a posição de cada objeto. Se a resposta estiver com um desvio superior a uma unidade, confira o ponto inicial.
Então o centro de massa (ou de gravidade) se localiza fora do corpo da pessoa, abaixo da sua barriga. Outro notável exemplo do centro de gravidade ou de massa não coincidente como qualquer parte material do sistema é o caso do sistema constituído por um equilibrista no cabo de aço juntamente com sua vara.
Sabendo que o volume de 1 mol de gás na CNTP é 22,4 L, basta multiplicar por 2 para saber o volume de 2 mol. Temos então a resposta, 2 . 22,4 = 44,8 L – letra “d”.
2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.
Volume molar de gases: volume ocupado por um mol de qualquer gás, a uma determinada pressão e temperatura.
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
A constante de Avogadro é um número bastante utilizado pelos químicos para determinar a quantidade de entidades (átomos, moléculas ou partículas fundamentais) de uma certa quantidade de matéria.
Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.