Umas das funções dos mitos é a explicação ou a tentativa de explicar a questão da mortalidade do ser humano, tal como e por que ele foi constituído dessa maneira.
O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. ... Sobre seus deuses e heróis, os gregos contavam muitos mitos, que deram origem à mitologia grega. Não pare agora...
A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato com a mitologia grega: além de uma grande quantidade de templos (arquitetura), de esculturas, baixo-relevos e pinturas, a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia.
O deus maior da mitologia grega é Zeus, filho do titã Cronos e da titânide Rea.
Reia (em grego: Ῥέα, transl.: Rhéa), na mitologia grega, era uma titânide, filha de Urano e de Gaia. Na mitologia romana é identificada como Cibele, a Magna Mater. ... Cronos engoliu-a, pensando ser o filho. Há diversas versões sobre quem criou Zeus.