Matutinos: Preferem acordar e dormir cedo e apresentam-se mais alertas durante a manhã. Vespertinos: Acordam e dormem tarde e apresentam maior rendimento nas atividades durante a tarde e à noite.
... "Para as crianças, estudar cedo, entre 8h e 8h30m, é muito bom. O horário americano é melhor. Mas elas precisam dormir cedo, e ter cerca de dez horas de sono.
Vários estudos mostram que a maioria das pessoas, quando propriamente acordadas, estão no seu melhor momento do dia, entre às 9 e 11 da manhã. A partir do meio dia, nossa performance tende a decair e só melhora a partir do começo da tarde.
O melhor desempenho físico, em geral, é atingido entre 16h e 20h", diz Louzada. Os ciclos variam em cada pessoa e também de acordo com a idade. "Como bebês, dormimos muito.
Isso porque o corpo é feito para trabalhar durante o dia e descansar à noite. Se por um lado comer e dormir em seguida à noite não é legal, comer e tirar uma soneca depois do almoço traz muitos benefícios, como a melhora da atenção e até da performance. Essa cochilada de 15 a 40 minutos é reparadora para o organismo.
A média de idade das crianças que deixam de dormir a tarde a bonequinha é aos 3 anos, e, como diz o estudo, geralmente essa soneca, após os dois anos, seja aquilo que está atrapalhando a criança a ter um belo sono durante a noite.
Há comprovações científicas de que dormir tarde e acordar tarde, mesmo que dentro das horas mínimas necessárias preestabelecidas (oito), pode afetar o nosso desempenho físico no dia seguinte.
Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.
Crianças que dormem tarde podem ter desenvolvimento cerebral prejudicado, diz estudo. Permitir que as crianças fiquem acordadas até tarde pode provocar o desenvolvimento de danos cerebrais nelas.
Converse, cante e leia para o bebê Como já falamos, você vai precisar acalmar seu filho antes de colocá-lo para dormir durante o dia. Mesmo após o ritual habitual — banho, almoço etc. —, é comum seu pequeno se manter agitado ao deitar. Nessa hora, sua voz pode ser uma grande aliada.
Acontece que, nos primeiros meses, o sono é polifásico mesmo, ou seja, dividido em ciclos mais curtos do que os do adulto. Assim, é esperado que o pequeno fique dormindo e acordando. Por volta dos 6 meses, a tendência é que o bebê desperte menos de madrugada.