Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central.
O efeito analgésico dos opioides ocorre devido à atuação em receptores no sistema nervoso central (SNC), os quais respondem a peptídeos endógenos com efeitos farmacológicos semelhantes aos dois opioides, estas substâncias são chamadas de peptídeos opioides endógenos.
Os analgésicos são medicamentos com função de aliviar a dor. O alívio causado por esses medicamentos pode ocorrer por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como o cérebro interpreta esses estímulos, sem levar a anestesia ou perda da consciência (desmaio).
Os relaxantes musculares de ação central são fármacos usados como coadjuvantes do repouso, da fisioterapia e de outras medidas para o alívio do desconforto associado a condições musculoesqueléticas dolorosas agudas.
Os de ação periférica aliviam a dor através da interferência direta com os mediadores bioquímicos que causam sensibilização das terminações nervosas no local da lesão, enquanto os de ação central alteram a percepção do S.N.C. e a reação à dor.
Os medicamentos não-opióides ou não narcóticos, como o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), controlam a dor leve a moderada. Alguns podem ser comprados sem receita médica. O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos.
O que são? Os analgésicos narcóticos proibidos no Desporto estão representados pela morfina e compostos químicos e farmacológicos análogos. São derivados do ópio que por sua vez se extrai da papoila (papaver somniferum). Actuam ao nível do sistema nervoso central, diminuindo a sensação de dor.
Significado de Narcótico adjetivo Que provoca narcose, estado de sonolência, de inconsciência e entorpecimento, geralmente produzido por um medicamento ou substância.
Os opioides mais comumente usados no tratamento da dor oncológica são:
Essa classe de medicamentos age de duas formas diferentes do organismo: 1) Perifericamente (Analgésicos Não Narcóticos) e 2) Centralizadamente – Sistema Nervoso Central (Analgésicos Narcóticos). Alguns exemplos dos analgésicos (1) são: Dipirona sódica, Paracetamol, Ácido Acetil Salicílico, entre outros.
Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.
Atentar para a via de administração, a dosagem e a forma de apresentação do medicamento. Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais. Avaliar o paciente entre 30 minutos e 1 hora após a administração do medicamento, para verificar a diminuição da temperatura e/ou da dor.
Analgésico (do grego ἀν- [an-], sem, ἄλγος [álgos], dor) é um grupo diversificado de medicamentos que diminuem ou interrompem as vias de transmissão nervosa, reduzindo a percepção de dor (nocicepção).
Os analgésicos são medicamentos que podem causar dependência física e possivelmente levam à morte, se administrados em excesso. O uso abusivo também pode provocar efeitos colaterais, como hipertensão, gastrite e hepatite. Não é recomendado o uso dessas drogas por conta própria, assim como qualquer outro medicamento.