Carrapato-estrela: conhecendo melhor a espécie. Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas subdivididos em mais de 800 espécies hematófagas — que dependem de sangue de outros seres para sobreviver. O hábito alimentar deles, portanto, é muito perigoso, já que pode transmitir vírus, bactérias e protozoários.
Tipos de carrapatos de cachorro: espécies mais perigosas São elas: Carrapato estrela (amblyomma sculptum/amblyomma cajennense); Carrapato vermelho do cão (rhipicephalus sanguineus).
Comumente, a mordida não causa qualquer dano, ou apenas uma lesão localizada na pele, a mordida, mas ocasionalmente pode transmitir algum agente (vírus, bactérias, riquétsias ou protozoário) capazes de causar doenças, por exemplo: Burgdorferii Borrelia, que é a bactéria que causa a doença de Lyme.
Não existe um tratamento caseiro para doença do carrapato cientificamente recomendado. Se o cachorro manifesta alguns dos sintomas mencionados anteriormente, é preciso levá-lo ao veterinário. Em caso de uma infestação inicial de carrapatos, porém, livrar-se deles rapidamente e preveni-los pode impedir o contágio.
Administrar por via oral, diretamente na boca do pet ou misturado ao alimento. A dose recomendada para cães e gatos, para o tratamento da grande maioria das infecções, deve ser entre 5 a 10 mg de doxiciclina por kg de peso corporal, sendo de 1/4 a 1/2 comprimido para cada 4 kg de peso corporal.
A doxiciclina é um antibiótico (medicamento que combate infecções) do grupo das tetraciclinas, que age contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 4 a 5 dias depois da primeira dose.