O que é raiz? ... A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.
Raízes aéreas Raízes grampiformes: são adventícias com formas de grampos, que fixam a planta trepadora a um substrato, outra planta ou não. Exemplo: hera. ... Do interior dos apressório surgem os haustórios (são raízes finas, órgãos chupadores que penetram no corpo da planta hospedeira, parasitando-a e retirando alimento).
Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
Tipos básicos de raízes Vimos que as angiospermas podem ser divididas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas. Nesses grupos, verificam-se dois tipos básicos de raízes: fasciculadas e pivotantes.
As raízes possuem duas funções principais: a primeira delas é a de absorver nutrientes (sais minerais) e águas disponíveis no substrato e promover a fixação da planta ao substrato.
O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação. É um órgão que junto com as folhas compõe o sistema caulinar. ... O crescimento primário ocorre no sentido longitudinal, alongando a planta, e o crescimento secundário promove o aumento da largura.
As gemas de um vegetal podem ser apicais ou laterais. A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. As gemas laterais ou axilares (pois ficam “axilas”, ou bifurcações da planta) são estruturas exclusivas dos caules.
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
O caule é o órgão responsável pela sustentação de folhas, flores e frutos e pela condução de seivas. Ele apresenta algumas adaptações, ou modificações, que garantem a sobrevivência dos vegetais nos mais diferentes ambientes. ... Espinhos: São modificações do caule que crescem nas axilas das folhas.
Os vasos condutores mais internos formam o xilema, que conduz a seiva bruta — composto de água e sais minerais — das raízes às folhas. ... Os nós são as regiões das quais surgem os brotos laterais, os ramos, as folhas ou as flores.
Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O caule ou tronco colunar serve de eixo de sustentação e sua parte central, o miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. ... Dentre as utilizações da planta, o mandacaru se mostra versátil.
De acordo com vários estudos feitos com o alcaçuz, a planta parece possuir os seguintes benefícios:
Quatro opções surpreendentes de caules comestíveis