7 guerras que estão acontecendo na atualidade e você nem imagina
Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos
Os dez países mais letais do planeta são, hoje: Síria. Afeganistão. Iraque.
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
Império do Brasil
Guerra do Paraguai
Durou 335 anos sem ter havido um disparo, e é, não só a guerra mais longa da história, mas também a que produziu menos danos. Apesar da incerta validade da declaração de guerra, a paz só se declarou finalmente em 1986.
A primeira investida brasileira sobre o território vizinho aconteceu em 1811, no governo de dom João. ... O Uruguai só conquistou a independência do Império do Brasil graças ao movimento separatista local, que proclamou em 1828 a República Oriental do Uruguai.
O tratado de paz entre o Brasil e as Províncias Unidas veio logo após, em 28 de agosto de 1828, ao preço da perda da província Cisplatina (que se tornou o Uruguai), mais de 30 milhões de dólares em gastos e 8 mil brasileiros mortos.
Por causa da tensão permanente na Cisplatina, iniciou-se uma rebelião, em 1825, organizada por Juan Antonio Lavalleja. Nessa rebelião, Lavalleja e seus aliados (conhecidos como “33 orientais”) declararam a separação da Cisplatina do Brasil e a sua vinculação com as Províncias Unidas.
A guerra durou de 1825 a 1828 e teve duas grandes consequências para o Brasil: a perda do território da Cisplatina, que se tornou uma nação independente, e a perda de popularidade do imperador d. ... Pedro I.
No caso temos que a guerra das cisplatina foi causada pelos rebeldes que queriam a ruptura definitiva com o Brasil. Terminou na emancipação do Brasil e hoje se chama República oriental do Uruguai. Importante notar que o referido conflito aconteceu no tempo do Brasil imperial tendo grande importância histórica.
Principais consequências - Enfraquecimento do poder político de Dom Pedro I; - Prejuízos financeiros que prejudicaram a economia brasileira (elevação da dívida); - Questionamentos da população brasileira pela derrota na guerra.
A guerra, apesar dos esforços dos mediadores, terminou apenas em 1828, quando foi assinado um tratado de paz. A Cisplatina teve sua independência reconhecida pelos governos do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, passando a se denominar República Oriental do Uruguai.