O objetivo desse evento era desvencilhar-se do passadismo academicista e conservador que ainda controlavam o repertório artístico-literário brasileiro, fundido as influências do exterior e elementos da cultura do Brasil afim de criar uma arte essencialmente brasileira.
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Origem e características da Arte Moderna Principalmente por conta da Revolução Industrial de 1840 (que trouxe diversas inovações tecnológicas). Além disso, algumas correntes nasceram no meio da Primeira Guerra Mundial (1914) tendo o conflito como principal forma de contextualização das obras.
´Brecht acreditava no “distanciamento”, no senso crítico. O objetivo de Brecht ao criar o “efeito de distanciamento” era permitir ao público distanciar- se dos personagens e da ação dramática, despertando para uma reflexão crítica e deixando claro a todos que teatro não é vida real.
Resposta. Resposta: Despertar o espírito crítico do espectro.
V-Effekt ou efeito V (do alemão Verfremdungseffekt) é uma elaboração artística do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht. Pode ser traduzido como "efeito de estranhamento" ou "efeito de distanciamento" porém, há outras maneiras de se traduzir a palavra, como: "efeito de desilusão".
Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido".
Enciclopédia é o nome que se dá a uma obra que reúne grande quantidade de informações sobre os mais diversos campos do conhecimento humano. ... Enciclopédias impressas em vários volumes são encontradas geralmente em escolas e em bibliotecas, mas houve um tempo em que muitas pessoas tinham obras como esta em casa.
O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes.
Verificado por especialistas. As implicações do enciclopedismo ao iluminismo foram o estímulo ao acúmulo de conhecimentos e a formalização dos mesmos, de modo que o uso da razão era o ponto central do Iluminismo, que buscava afastar o mundo da escuridão da ignorância e do dogmatismo.
Vários intelectuais da época colaboraram nesse projeto, entre eles, Buffon (naturalista francês), Jacques Necker (economista e político suíço), Turgot (economista francês), Condorcet (filósofo, matemático e político francês), Rousseau, Voltaire e Montesquieu (principais filósofos do Iluminismo).
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo criticava o Antigo Regime em diversos pontos. Nas política, alguns iluministas defendiam o Despotismo Esclarecido, outros a Monarquia Parlamentar e outros ainda a República. Na economia, criticavam o Mercantilismo e as intervenções do estado, buscando o individualismo economico.
Principais pensadores iluministas Montesquieu (1689-1755) Voltaire (1694-1778) ... Rousseau (1712-1778) John Locke (1632-1704)
As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.