O solo é de vital importância para a qualidade da alimentação animal, sendo o substrato necessário para o desenvolvimento das pastagens. Sua conservação é primordial para que haja fertilidade, umidade, disponibilidade de água, bem como para que se possa prevenir a erosão.
Agricultura intensiva é aquela que se utiliza técnicas modernas, mais produzidas. Agricultura extensiva é aquela que é realizada em grandes áreas, arrecadando pouco capital e técnicas tradicionais, por isso possui baixa produtividade.
Agricultura comercial (moderna) Essa produção é feita em grandes extensões de terra e sua produção é voltada para o abastecimento do mercado externo geralmente. Em virtude da intensa mecanização, esse tipo de agricultura possui altos índices de produtividade.
Em áreas onde a agricultura é praticada de maneira comercial ocorre a utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos e maquinários), elementos que favorecem o aumento significativo da produção, sem que haja a necessidade de se empregar muita mão de obra.
A agricultura comercial busca por meio do cultivo de plantas e da reprodução de animais, por exemplo, garantir a produção de ganhos financeiros, com base na demanda necessária e imposta pelo mercado.
Quais são as diferenças entre agricultura comercial e familiar? A agricultura familiar, diferentemente da agricultura comercial, utiliza técnicas mais rudimentares e tradicionais, no geral, sem grandes aparatos tecnológicos.
Vamos ver agora dois tipos de agricultura praticada no Brasil: a agricultura tradicional de subsistência e a moderna agricultura comercial. utiliza poucas máquinas e não costuma adubar a terra.
Quando o homem era nômade, eles caçavam, e quando a comida ficava escassa eles migravam, e quando a agricultura entrou em pratica, eles não precisavam mais migrar por falta de alimento e agora tinham um ponto fixo, e essa agricultura dos nômades se chamava: Pecuária Sedentária.