O movimento iluminista surgiu entre os séculos XVII e XVIII na Europa. A filosofia iluminista, pensada no decorrer desses séculos - e posta em prática com maior força no século XVIII -, tinha como princípio a ênfase no uso da racionalidade humana como forma de pensar o mundo e as modificações que aconteciam.
Os principias temas do pensamento iluminista são o antropocentrismo, a defesa do uso da razão, a defesa dos ideais clássicos greco-romanos (assim como o uso de técnicas artísticas a eles associados) e a defesa de uma concepção "mecânica" da natureza, ou seja, do mundo regido por leis naturais.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
Verificado por especialistas. É correta a alternativa D, tendo sido um movimento amplo e influente nas mudanças políticas que marcaram a Europa (e também as Américas) nos séculos XVIII e XIX. Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza.