Ainda não há uma resposta consensual na literatura médica para determinar o número ideal de óvulos para a fertilização in vitro. Alguns trabalhos sugerem que uma quantidade boa seja entre 8 e 14 óvulos, o que muitas vezes é suficiente para formar embriões de boa qualidade para a transferência embrionária.
2- Aspiração folicular (Punção) A aspiração folicular tem por objetivo extrair do interior dos folículos os óvulos produzidos após a estimulação da ovulação. A punção do ovário é realizada através de ultrassom endovaginal, onde se coloca um guia pelo qual passa a agulha que aspira os folículos.
A punção de óvulos é a coleta dos óvulos produzidos após a estimulação ovariana de uma paciente. Ela é a segunda etapa da Fertilização in Vitro (FIV), tratamento realizado em mulheres que estão com dificuldades de engravidar e precisam recorrer à Reprodução Assistida para realizar o tão desejado sonho da maternidade.
Em um ciclo de 28 a 30 dias, entre o 10º e 12º dia, deve haver folículo dominante, ou seja, com mais de 10mm. Os folículos crescem em média 2mm por dia.
Pequena formação anatómica (normal ou patológica) em forma de saco ou de dedo de luva. Pequena vesícula à superfície do ovário que contém um óvulo maduro (ovissaco) que rompe o folículo, na fase de ovulação, atingindo a trompa uterina.