EQST

Qual A Principal Caracterstica Do Perodo Pr-homrico?

Qual a principal característica do período pré-homérico?

O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 e 1100 a.C.: - Época de ocupação do território da Grécia; - Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense; - Invasão dos Dórios no final desse período provocando a dispersão dos povos dessa região e a ruralização.

O que aconteceu no período Homerico?

O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..

Quais foram as transformações tidas na Grécia nos períodos pré homérico e homérico?

No Período Homérico começam as transformações sociais e estruturais na Grécia. As alterações criam novas e radicais diferenças na estrutura grega que colocou fim à cultura micênica e iniciou a gentílica.

Quais eram as principais características da Educação do período homérico?

Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

O que é educação homérica?

A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado.

Quais as principais características do período clássico?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.

Como era o período clássico?

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.

Quais as características do mundo grego?

A Grécia antiga tem como uma das principais características a formação das cidades-estados, seno as mais importantes a cidade de Esparta e Atenas. As cidades-estados foram surgindo por meio da junção de varias colônias de povos que foram se assentando ao redor do mar mediterrâneo e mar negro.

Quais são os elementos da Antiguidade Clássica?

A história da Antiguidade

  • Os primeiros “povos unificados” ou culturas (sumério, persa, acadiano, babilônico, hitita e assírio), bem como os primeiros estados da cidade como Uruk na Mesopotâmia;
  • Os primeiros sistemas de escrita hieroglífica (na Suméria);

O que se entende por cultura clássica?

A arte e cultura clássicas, muitas vezes denominadas como Antiguidade Clássica, constituem o estilo artístico e cultura predominantes na Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a.C. e a sua herança continuada pelos diversos períodos político-culturais da Roma Antiga.

Como eram as guerras na antiguidade?

No período de glória dos cavaleiros medievais, muitos dos combates se transformavam em demorados cercos a castelos e fortalezas. Troque um exército numeroso e disciplinado por um bando de camponeses mal-armados e pouco organizados. ... No comando dos dois lados – invasores e sitiados – sempre estavam cavaleiros medievais.

Qual foi o Exército mais poderoso da antiguidade?

Portanto, não é de se estranhar que o exército espartano fosse considerado como o mais forte de sua época, composto por guerreiros eficientes dispostos a lutar até a morte.

Como eram os soldados medievais?

Os cavaleiros medievais eram o equivalente aos soldados profissionais que temos hoje em dia e passavam boa parte do tempo desenvolvendo e treinando suas habilidades — como usar os mais diversos tipos de armas, dominar técnicas de montaria, lutar com armaduras etc.

Quais eram as características dos cavaleiros medievais?

As principais características de um cavaleiro medieval eram: valentia, fidelidade e lealdade.

O que eram os cavaleiros medievais?

A cavalaria medieval era formada por nobres que juravam proteger os interesses da Igreja Católica e do rei. Para se tornar cavaleiro, o nobre dedicava toda a sua vida. A cavalaria medieval se constituiu como principal mecanismo de defesa para a proteção dos interesses da nobreza durante o feudalismo.

O que define a idade média?

O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.