Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo.
A digestão de quase todos os lípidos (lipólise) inicia-se no intestino delgado, com exceção da gordura da manteiga, que é digerida no estômago pela tributirase. ... A lípase pancreática é responsável pela digestão dos triglicerídeos, levando à obtenção de monoglicerídeos, ácidos gordos livres e glicerol.
As vitaminas, minerais e fluidos são absorvidas simultaneamente através da mucosa intestinal. A maioria das vitaminas passa inalterada do intestino delgado para o sangue, por difusão passiva.
Quando a sacarose é misturada com água, ocorre a reação química chamada hidrólise, que separa os dois componentes. Esse açúcar decomposto é chamado de açúcar invertido. O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de dois outros açucares mais simples: a glicose e a frutose.
Quando submetida à ação de ácidos diluídos ou da enzima invertase, a sacarose sofre hidrólise e libera a molécula de glicose e a de frutose que fazem parte da sua estrutura, numa reação química denominada inversão de sacarose.
Síntese de formação da sacarose. A glicose e a frutose são carboidratos ou glicídios, classificados como oses, pois não sofrem hidrólise. Já a sacarose é um osídio, pois pode sofrer hidrólise. Ela é um dissacarídeo, pois, ao reagir com a água, forma duas moléculas de oses, que são exatamente a glicose e a frutose.
C/div>