Observamos pela figura, que o trecho desconhecido representa a hipotenusa de um triângulo retângulo, cuja medida de um dos cateto é igual a 90 cm. Para encontrar a medida do outro cateto, devemos somar o comprimento dos 5 degraus. Sendo assim, temos que b = 5 . 24 = 120 cm.
O triângulo retângulo é uma figura geométrica formada por três lados. Ele possui um ângulo reto, cuja medida é de 90º, e dois ângulos agudos, menores que 90º.
O teorema de Pitágoras é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo retângulo, conhecidos como hipotenusa e catetos. Esse teorema não é válido para triângulos acutângulos ou obtusângulos, apenas para os retângulos.
Para aplicação do teorema de Pitágoras, é necessário compreender as nomenclaturas dos lados de um triângulo retângulo. O maior lado do triângulo fica sempre oposto ao maior ângulo, que é o ângulo de 90°. Esse lado recebe o nome de hipotenusa e será representado aqui pela letra a.
Para que serve o recíproco do Teorema de Pitágoras? Serve para calcular o valor do comprimento de um cateto. Serve para calcular o valor do comprimento da hipotenusa. Serve para verificar se um triângulo é retângulo.
através do estudo da Trigonometria podemos calcular as medidas dos elementos do triângulo (lados e ângulos). ... A Trigonometria é um instrumento potente de cálculo, que além de seu uso na Matemática, também é usado no estudo de fenômenos físicos, Eletricidade, Mecânica, Música, Topografia, Engenharia entre outros.
O teorema de Pitágoras nos permite achar a medida de um lado de um triângulo retângulo. Se conhecemos dois lados do triângulo conseguimos achar o terceiro através do teorema de Pitagoras. O que diz o teorema de Pitagorás? "O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos."