Caronte
2.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
[ Astronomia ] Ponto da órbita em que um planeta se acha mais próximo do Sol, por oposição a afélio. ... [ Astronomia ] Relativo ao ponto da órbita em que um planeta está mais próximo do Sol (ex.: distância periélia, ponto periélio).
O afélio marca o máximo afastamento da Terra em relação ao Sol, quando a separação entre os dias astros atinge uma distância da ordem de 152 milhões de quilômetros. Já o periélio, marca a máxima aproximação entre o Sol e a Terra, a uma distância em torno de 149 milhões de quilômetros.
Em sua órbita, os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais. No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.
A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos. ... A 1ª Lei de Kepler, também conhecida como “Lei das Órbitas”, é enunciada da seguinte forma: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”
As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas. As leis de Kepler podem ser utilizadas para o estudo do movimento dos planetas ao redor do Sol e do movimento de satélites naturais e artificiais ao redor de planetas. ...
A segunda das três leis que naquele período revolucionaram a Astronomia e a Física apontava exatamente que o formato da órbita da Terra, e de todos os planetas do Sistema Solar, era elíptica. Atualmente, tais leis são consenso entre os cientistas: a orbita da Terra em torno do Sol é realmente elíptica.
a velocidade de um planeta , em sua órbita , aumenta à medida que ele se afasta do sol ; ... o período de rotação de um planeta , em torno de seu eixo , é tanto maior quanto maior for seu o período de revolução ; o sol se encontra situado exatamente no centro da órbita elíptica descrita por um dado planeta .
De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a trajetória descrita pela Terra e demais planetas em torno do Sol é elíptica e não circular. O Sol ocupa um dos focos dessa elipse. Assim, a distância da Terra ao Sol varia com o tempo e portanto, a velocidade da Terra em torno do Sol não é sempre a mesma.
Quando se aproximam do sol ganham sua velocidade máxima, quando estão distantes, estão quase parando. É assim, por exemplo, o cometa Halley, que aparece em períodos de cerca de 76 anos, mas quando aqui passa não fica mais do que um ano.
"Isso parece que se deve ao fato de que a Terra esquenta mais facilmente do que a água e, como o Hemisfério Sul tem uma proporção maior do seu território coberta por água, o excesso de energia é absorvido por ela."
Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente. Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).