O Japão
Na América do Sul os paises mais atingidos são precisamente o Equador, o Peru e o Chile, pois são os países que se encontram na zona de convergência entre as placas de Nazca e a placa Sul-Americana.
Resposta. Porque eles se encontram mais próximos às extremidades de placas tectônicas, portanto eles serão mais propensos a sentirem os efeitos de terremotos, que são causados pelo movimento de placas tectônicas e a colisão de uma placa com outra.
Existem dois tipos de sismos: os de origem natural e os induzidos. As maiorias dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra.
Causas dos terremotos Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.
Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos. A ocorrência desse fenômeno provoca a invasão de áreas litorâneas por ondas gigantes que, rapidamente, destroem tudo o que encontram.
Coordenadas: 3° 19′ 0″ N 95° 51' E
Tsunami foi provocado por um terremoto no oceano Índico, atingiu 14 países e matou mais de 230 mil pessoas. Imagens foram gravadas na Indonésia, Malásia, Tailândia e Sri Lanka.