A vacinação é realizada via ovo e traz grandes ganhos pois elimina os riscos da vacinação tradicional, que podem falhar por falta de padronização na aplicação, na conservação em ambiente refrigerado, entre outros. Hoje mais de 90% da produção de aves dos EUA utiliza esse tipo de vacinação e tem ótimos resultados.
O termo salmonelose designa diversas enfermidades causadas por qualquer bactéria do gênero Salmonella. São conhecidos mais de 2.
Tabela de Vacinação para Galinha Poedeira "Caipira"
New-Vacin La Sota Biovet - Vacina Viva Contra a Doença de Newcastle. Indicações: New-Vacin La Sota Biovet é indicada na imunização de frangos de corte, galinhas poedeiras comerciais e matrizes leves e pesadas.
A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle – NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pela via nasal / ocular, para qualquer idade, instilar uma gota (0,03 mL) numa narina ou no olho.
Não há tratamento para a doença de Newcastle e a vacinação sistemática é facultativa, pois o Brasil mantém-se na condição livre de DNC. Em função da importância econômica do setor avícola, há uma cooperação entre os estados no que tange ao monitoramento, prevenção e notificação da doença.
MODO DE USAR E DOSE A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle - NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pintos de 7 a 10 dias de idade, uma gota (0,03 ml) numa narina ou no olho. Duas gotas, uma em cada narina ou olho.
A principal forma de prevenção da doença de Gumboro é a adoção de medidas de biosseguridade e imunoprofilaxia (vacinação), já que não existe tratamento para o lote doente – nesse caso, os antimicrobianos devem ser usados para controlar apenas as infecções secundárias bacterianas.
Aplicação: a) Instilação nasal e/ou ocular. Reconstituir a vacina com uma solução salina fisiológica e administrá-la por meio de um conta-gotas (normalmente 30ml para 1000 doses). Instilar uma gota na fossa nasal ou no olho.
Não há tratamento para esta doença. O isolamento também não é possível de ser feito, pois o VDM está presente em todos os ambientes avícolas. O recomendado para a prevenção é a vacinação. Entretanto, sua administração não impede a transmissão do vírus para animais não infectados.
A Bursa de Fabricius é um órgão linfoide primário exclusivo das aves que realiza hematopoiese, além da maturação e diferenciação de células produtoras de anticorpos, os linfócitos B. ... Este órgão está dividido em lóbulos (folículos) por septos de tecido conjuntivo frouxo, com pouco colágeno e celularidade abundante.
O timo, local de desenvolvimento e amadurecimento de células T, tem suas primeiras células com marcadores CD3, CD4 e CD8 durante a fase embrionária (Mast & Goddeeris, 1999). Após a eclosão, ondas de migração dessas células ocorrem para órgãos linfóides secundários, como o baço, que se encontra imaturo na eclosão.
Entre as células reticulares existe um número variável de macrófagos, células adiposas e muitas células hematopoéticas. Os linfonodos ou gânglios linfáticos são órgãos encapsulados constituídos por tecido linfoide e que aparecem espalhados pelo corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos.
Explicação: Os pre-timócitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer no timo; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B e amadurecem na própria medula óssea.
Por este motivo, a medula óssea e o timo são chamados de órgãos linfáticos centrais (primários). Através do sangue e da linfa, os linfócitos migram dos órgãos linfáticos centrais para os órgãos linfáticos periféricos (secundários) (baço, linfonodos e MALTs), onde se proliferam e continuam sua diferenciação.
Os órgãos secundários como o baço e os pertencentes ao sistema linfático como os gânglios são responsáveis por filtrar o sangue e suas células especializadas em fagocitar micro- organismos invasores.