De forma geral, a enfermagem permeia pela cadeia medicamentosa e torna-se também um dos responsáveis pela segurança no plano de aplicação medicamentoso. Diante deste cenário fica claro evidenciar que a frequência e a complexidade da administração de medicamentos contribuem para a ocorrência de erros.
A administração de medicamentos é uma das atividades de maior responsabilidade da equipe de enfermagem, assim, a busca de conhecimento científico, voltado para esse tema, mostra-se de grande importância, uma vez que maximiza a utilização de vários princípios, fundamentados cientificamente, possibilitando, assim, a ...
1) Importância do medicamento: - Nas últimas décadas, os medicamentos têm contribuído para a eficiência dos sistemas de saúde por se revelarem um meio custo-efetivo para a redução da carga da doença e mortalidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida individual.
Um dos métodos mais difundidos entre os profissionais da enfermagem, a fim de garantir a segurança do paciente na administração do medicamento, é conhecido como 9 Certos.
É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade ...
Permitindo assim o reconhecimento dos erros e eventos adversos, e tornando possível adotar medidas preventivas, correções, redução e/ou eliminação das ocorrências, implementando melhoras na pratica desses profissionais.
Os resultados do estudo mostraram que as principais causas associadas aos erros de enfermagem estão associadas à força de trabalho, especialmente pelo número insuficiente de profissionais e a rotatividade destes nos serviços, falta de capacitação, sobrecarga de trabalho e a falta de informação, a imprudência, a ...
Erro de medicação é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.
Seja no início ou no fim do processo, os erros mais comuns praticados nas instituições de saúde são:
A falta de atenção (27,6%) é a principal causa da ocorrência de erros de medicação segundo profissionais entrevistados no estudo de Silva (2004) em um hospital universitário, seguida de 19,7% referente a falhas individuais (falta de conhecimento e de interesse e pressa).