Músculo masseter
Músculo ímpar, inervado pelo nervo facial, situado por cima do crânio e formado pela porção occipital e pela porção frontal, unidas pela aponevrose epicraniana. Tem como funções mover o couro cabeludo, elevar as sobrancelhas e enrugar a fronte.
MÚSCULOS DA ATM
A seringa para a injeção intramuscular varia conforme o volume a ser injetado (entre 1,0 e 5 ml). O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm.
Quantidade de solução a ser introduzida: 0,5 a 01 ml; o comprimento da agulha varia na dependência do ângulo de acesso: - Ângulo de 90º : agulha 13 X 4,5 ou 13 X 3,8; - Ângulo de 45º: agulha 20 X 6/7 ou 25x7.
O calibre da agulha (G) refere-se a largura (diâmetro) da agulha. Quanto maior o número do calibre, mais estreita a agulha. Por exemplo, uma agulha 25 G é de cerca de 0,5 milímetro (mm) de diâmetro e é mais estreita do que uma agulha 23 G, que tem um diâmetro de 0,6 mm.
Tamanho da agulha A primeira identifica o calibre da agulha e a segunda, o comprimento da agulha. Assim, se você encontrar uma agulha que diz, por exemplo, 3 ml – 0,70 x 30 mm, significa que ela tem um calibre de 0,70 e mede 30 milímetros.
- médias - cerca de 25 mm a 30 mm (1 cun); - longas - 40 mm a 50 mm (1,5 cun a 2 cun); - extra-longas - 60 a 70 mm (3 cun) ou maior. É usual indicar primeiro o calibre e a seguir o comprimento.
As agulhas 21G, por exemplo, possuem 0,8 mm de diâmetro e são utilizadas para as coletas em usuários que possuem veias com grosso calibre e facilmente visualizadas. Já as agulhas 22G, possuem 0,7mm e são indicadas para as coletas em indivíduos que possuem veias com médio calibre (difícil acesso venoso).
Coleta de sangue a vácuo
Use um torniquete A tira de borracha pressiona as veias, restringindo o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentando a concentração de sangue dentro delas. Quanto mais sangue em uma veia, melhor é sua visualização. Porém o torniquete não deve ficar apertado a ponto de cortar a circulação.
Coleta de Sangue Venoso Lavar as mãos com água e sabão e secar com papel toalha; 2. Reunir o material necessário numa bandeja; 3. Fazer o rótulo do frasco de coleta, com nome completo do paciente, número do prontuário, leito hospitalar e data; 4. Conferir o nome completo do paciente; 5.