O CME tem papel fundamental no combate às infecções hospitalares. Para tanto, é necessária a operacionalização adequada desse setor para que se garanta a qualidade da assistência indireta prestada ao paciente.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
A totalidade dos entrevistados acredita que o trabalho do CM reflete diretamente na qualidade da assistência prestada ao paciente. ... Concluiu-se que o impacto do trabalho do CM reflete diretamente na qualidade da assistência ao cliente e a equipe que nele atua tem plena consciência disto.
Manter atualizado o inventário do instrumental cirúrgico dos artigos e dos equipamentos do CME; ... Receber e limpar os artigos; • Receber e preparar roupas limpas; • Preparar e esterilizar os artigos e instrumentais cirúrgicos; • Guardar e distribuir todos os artigos esterilizados.
A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.
produtos para saúde e a centros de material e esterilização (CME). A diferença entre as duas classes de CME está na competência para realizar o processamento de produtos críticos para a saúde, autorizado apenas para os CME classe II.
Autoclaves