Solução Saturada Uma solução é dita saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura. A solução saturada pode ou não apresentar precipitado (corpo de fundo).
Quanto à solubilidade as soluções podem ser classificadas em: - saturada: solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. ... - insaturada: solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.
(UFPR) Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, não importando seu estado físico. Quando algum dos componentes da solução encontra-se dissolvido além de seu limite de dissolução, diz-se que a solução está supersaturada em relação àquele componente.
Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. ... Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-.
Sais são substâncias formadas a partir da reação de neutralização entre um ácido e uma base, presentes no cotidiano, como o sal de cozinha. ... Os sais, por exemplo, fazem parte do cotidiano de diferentes formas.
Tem mais depois da publicidade ;) Sal neutro: são produtos da neutralização total de um ácido ou de uma base. Para identificá-los é só reparar na fórmula, não possuem H+ nem OH-. Exemplos: Sulfato de Bário (BaSO4) e Cloreto de Sódio (NaCl).
Tipos de Sais
Sais hidrogenados são aqueles que apresentam um cátion hidrônio acompanhando um cátion qualquer e um ânion qualquer.
A nomenclatura de um sal hidroxilado utiliza a regra básica relativa a um sal, acrescida do termo hidróxi que corresponde ao grupo OH. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Observação: O grupo hidróxido (OH) sempre apresenta o NOX -1.
A nomenclatura de sais duplos depende da classificação desse tipo de sal, pois eles podem ser duplos em relação ao ânion ou em relação ao cátion. Sal duplo é o sal que apresenta na sua composição dois cátions e um ânion ou dois ânions e um cátion.
Existem duas acepções para o termo sal orgânico: Em química, são compostos originários da reação de uma base inorgânica com um ácido carboxílico, formando um ânion carboxilato acompanhado de um cátion, proveniente da base, sendo normalmente um metal ou o amônio.