A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo).
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
Os hormônios são substâncias extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do organismo. Cada um possui um efeito específico que regula as várias funções do corpo humano, entre elas, crescimento, desenvolvimento, vida sexual e equilíbrio interno do corpo.
Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios. Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos.
Cada hormônio atua em um determinado local, que pode ser células específicas ou um determinado órgão, conhecido como órgão-alvo. Ao atingir o local de ação, o hormônio provoca a ativação ou bloqueio da ação daquela estrutura, controlando, portanto, seu funcionamento.
Hormônios são liberados por glândulas no seu sistema endócrino. Eles dizem ao seu corpo como respirar e como gastar energia. Os hormônios navegam por todo o seu corpo, mas só afetam determinadas células designadas para receber suas mensagens.
Em geral, antes da ovulação, há a predominância de estrogênio e, após a ovulação, a taxa de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona. Após a queda do nível de progesterona, a mulher irá menstruar e se renovará o ciclo. Se a taxa desse hormônio não diminuir, significa que a mulher engravidou.
Os distúrbios hormonais podem ser causados por inúmeros fatores. Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse.