O jejuno é a parte média das três que constituem o intestino delgado (parte do sistema digestório), localizando-se entre o duodeno e o íleo. ... Ele desempenha um papel fundamental na digestão, já que 40% do intestino delgado é jejuno. Suas funções incluem absorção de água e nutrientes.
O íleo corresponde à parte final do intestino delgado e é separado do ceco (parte inicial do intestino grosso) pela válvula ileocecal. O intestino delgado faz parte do sistema digestório e divide-se em três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso), nesta ordem.
A abertura é chamado de estoma, e o procedimento é chamado de uma ileostomia, porque a parte do intestino delgado chegando através da parede do abdómen é chamado o íleo. Se parte do cólon é deixado no corpo e o cólon é trazido através da parede abdominal, o procedimeto é chamado de colostomia.
O estoma, ou ostoma, é uma abertura feita cirurgicamente que projeta uma parte do intestino até a superfície do abdômen, é por ela que os resíduos intestinais são expelidos. A cirurgia de criação de um estoma pode ser necessária por “n” razões e esta intervenção pode ter caráter permanente ou temporário.
A bolsa de colostomia é um saco coletor, que pode estar localizado ao lado do abdômen, exercendo a função de receber as fezes ou a urina. Existem diversos padrões para as bolsas, e cada uma é indicada de acordo com a abertura feita na parede abdominal, idade e tipo de material que irá receber.
Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com um filtro de carvão. Ele é muito simples de ser usado e, além de eliminar o ar da bolsa coletora, evitando que ela infle. O efeito do carvão, além de retirar os gases, também tem ação protetora contra odores.