O adjetivo “otimista” descreve uma atitude mental com tendência a ter uma visão favorável sobre as situações da vida. Uma pessoa com otimismo é mais propensa a esperar um resultado positivo do que negativo. Ou seja, o otimismo é simplesmente antecipar o melhor resultado possível em qualquer situação.
Pessimismo remete para a ideia de que tudo é mau, muito mau, é péssimo (daí o nome). ... No romantismo e na transição dos séculos foram evidentes as correntes de pessimismo. Nos finais do século XIX e do século XX, o pensamento do vazio e do absurdo é facilmente observável em filósofos, escritores e artistas.
O que é uma pessoa pessimista? Podemos dizer que uma pessoa é pessimista quando ela sempre espera o pior de todas as situações e de outras pessoas, com pensamentos e atitudes negativas. A pessoa sempre enxerga o copo “meio vazio”, sem nem considerar que o copo poderia estar “meio cheio”.
5 atitudes que afastam os pensamentos negativos
Como ter mais otimismo diante da vida
Com um pouco de tempo e esforço dá para treinar a mente a pensar de maneira otimista! Quando você estiver preocupado, faça uma lista dos possíveis desfechos positivos....Escolha um mantra.
5 dicas para ser mais otimista no trabalho
Seja honesto consigo mesmo. Ser realista envolve ter consciência dos seus próprios defeitos, preconceitos e suposições internas. Enxergar a si mesmo da maneira mais clara possível pode ajudá-lo a decidir quais características da sua personalidade está facilitando sua vida e quais delas precisam mudar.
O dicionário Houaiss, por sua vez, caracteriza o pessimismo filosófico como "caráter de doutrina metafísica ou moral segundo a qual os aspectos maus ou negativos da existência superam os bons ou positivos, concepção que teve uma de suas expressões mais radicais no pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788 ...
“Pessimismo moral” é uma expressão pela qual se pode compreender a tese schopenhaueriana sobre a imutabilidade do caráter, na medida em que declara impossível qualquer espécie de aprimoramento moral, restando apenas a possibilidade de se adaptar o comportamento considerados os limites do egoísmo natural.
Segundo o filósofo, essa Vontade é aquilo que explica a conduta humana, algo que não possui uma finalidade, é cego, e não apresenta sentido. Ou seja, a realidade é guiada pela Vontade, e não pela razão. Esse é um dos pontos que tornam Schopenhauer um autor “pessimista”.
As sete vantagens do pessimismo
Sua teoria filosófica abordou diversos temas relacionados com a existência humana, o sofrimento e do tédio. Dessa forma, segundo o filósofo, a vida oscilaria do sofrimento ao tédio e a felicidade seria algo momentâneo. Seus estudos estiveram apoiados em diversos assuntos, como a metafísica, a ética, a moral.