Qual a finalidade do MIF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Usado para isolamento de ovos, cistos e trofozóitos. Tem a mesma finalidade do exame parasitológico de fezes comum, mas permite maior precisão na investigação de parasitas intestinais.
O que é o exame de MIF?
MIF é a abreviação de mercúrio, iodo e formol, que são conservantes, no entanto atualmente só é utilizado o formol mas a sigla continuou a ser utilizada pelos médicos e laboratórios.
Como usar o coletor de fezes MIF?
Exame parasitológico com conservante (MIF) – Abrir o frasco coletor cuidadosamente para não derramar o conteúdo e mante-lo sempre em pé. – Utilizando a pazinha que acompanha o frasco, colher a amostra de fezes e encher a pá coletora ou cone coletor. Colocar a pá coletora ou cone coletor com as fezes dentro do frasco.
O que é o exame EPF?
O exame parasitológico de fezes (EPF), por outro lado, possui alta especificidade. Ainda que nem sempre seja capaz de detectar a presença do parasita nas fezes (sensibilidade), é o exame indicado para o diagnóstico de praticamente todas as enteroparasitoses (exceção feita à pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis).
Como fazer o exame EPF?
O EPF é realizado em uma amostra de fezes recém-colhida em um recipiente higienizado. Retirá-lo do vaso sanitário não é permitido, pois isso altera suas características, inviabilizando a análise. Em seguida ao recolhimento, o frasco com o material deve ser fechado e levado ao laboratório.
Quanto tempo fezes pode ficar fora da geladeira?
No caso de exame de fezes para pesquisa de sangue oculto, é necessário que se instale na geladeira em, no máximo, um dia após a coleta. Por outro lado, graças a tecnologia, já se pode fazer a coleta e deixar por até 30 dias em temperatura ambiente, esse é o caso de quem faz as coletas com o LabVW.