A equação horária do espaço de um M.U. é s = so + vt, isto é, é uma equação do primeiro grau em s e t.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
2. (CFT-MG) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 – 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
1- A velocidade possui uma componente horizontal, que não depende do valor de x, que é a seguinte: Vx = V0 cosα. É importante lembrarmos que obtemos a velocidade total pela composição vetorial entre Vx e Vy.
No lançamento vertical para baixo, a aceleração é positiva (g > 0). Já para o lançamento vertical para cima a aceleração é negativa (g < 0).
Quanto ao movimento de um corpo lançado verticalmente para cima e submetido somente à ação da gravidade, é correto afirmar que: (01) A velocidade do corpo no ponto de altura máxima é zero instantaneamente. ... (16) Para um dado ponto na trajetória, a velocidade tem os mesmos valores, em módulo, na subida e na descida.