O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc. ... A Ortodontia é uma especialidade odontológica que visa prevenir, diagnosticar e tratar irregularidades nos dentes e na face.
Conheça 11 áreas de atuação para profissionais de Odontologia
médico clínico-geral R$ R$ 5.
Dentística: estética e restauração dos dentes Uma das especialidades mais conhecidas, o dentista atua na estética e restauração dos dentes. Esse é o profissional que realiza procedimentos mais populares, como clareamento dental e restaurações nos dentes comprometidos por cáries, fraturas ou abrasões.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender directamente o paciente.
Implantes dentários e enxertos ósseos na cavidade oral SÓ podem ser realizados por cirurgião dentista, preferencialmente especialista em Implantodontia. Olá. Implantes e enxertos ósseos podem sim ser realizados por cirurgião dentista especialista em Implantodontia.
O implante dentário é contraindicado para pessoas que têm dificuldade de cicatrização ou uma deficiência no sistema imunológico. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer e doença autoimune também não estão aptos ao tratamento.
Procure saber se o cirurgião dentista é um especialista em Implantodontia. A saber, essa informação pode ser encontrada no site do CFO. Observe se o Implantodontista faz perguntas importantes na primeira consulta, como se o paciente é portador de diabetes, hipertensão, de alguma cardiopatia.
"Os motivos podem ser, entre outros, por falta de estabilidade e aquecimento do tecido ósseo durante a instalação do implante. Ambos podem prejudicar a cicatrização e com isso levar à sua perda”, esclarece.
A colocação dos implantes dentários é feita por procedimento cirúrgico no consultório odontológico, com anestesia local. O procedimento demora aproximadamente uma hora.
Ter um parafuso solto não ocorre frequentemente porque o dente ou a prótese inteira também iria cair, mas em alguns casos é possível que isso ocorra. Um parafuso sempre prende a prótese ou coroa ao implante dentário. O tamanho aproximado de um parafuso protético é de 2 mm de diâmetro por 5 mm de comprimento.
Principais motivos que podem levar a perda do implante: Quando não houve a osseointegração esperada; Má qualidade óssea ; Superaquecimento no osso durante a colocação do implante ; Infecções ou doença periodontal em torno do implante (geralmente ocasionada por higiene oral precária);
Caso o implante instalado não dê certo, deve-se removê-lo, aguardar a cicatrização do local e realizar uma reavaliação das condições ósseas. E após esse estágio, o profissional definirá se será possível fazê-lo novamente.
Pode ocorrer pouco tempo após a cirurgia, ou logo depois de colocar o dente sobre ele. As causas da perda do implante são várias. A maioria das causas estão relacionadas com má qualidade óssea, super-instrumentação (usar demais a broca no momento da cirurgia) ou micro movimentação do implante.
Infecção restrita à gengiva que circunda o implante dentário, traz sinais e sintomas semelhantes à gengivite comum – porém mais discretos. Sangramento gengival e discreta vermelhidão e inchaços são os sinais e sintomas mais comuns. É difícil de ser detectada nos estágios iniciais de inflamação.
Algumas condições anormais no pós-operatório de implante dentário são:
Depois de realizado o enxerto de gengiva, a camada superficial de gengiva do palato é reposicionada e suturada, permitindo o fechamento total da ferida. Enxerto de gengiva livre: semelhante a um enxerto de gengiva de tecido conjuntivo, o enxerto gengival livre também tem como área doadora a região do palato.
Intervenção cirúrgica O profissional faz uma incisão na gengiva para chegar até o osso e, desse modo, colocar o pino de titânio. Depois de inserido o implante, é colocada uma tampa de proteção no local e são feitos os pontos.
O tratamento por implantes desenrola-se geralmente em 5 etapas:
Implante dentário: passo a passo