Dentre as medidas de combate ao desemprego mais citadas pode-se enumerar: facilitação do consumo e do crédito, incentivo ao investimento privado, implementação de políticas fiscais e monetárias adequadas, aumento das despesa pública (com ampla utilização do Estado como empregador e com o desenvolvimento de políticas ...
Solução para desemprego é o crescimento da economia e não mudanças na legislação trabalhista, diz pesquisador. ... Ainda segundo Adolfo Furtado, o que aumenta o número de vagas de trabalho é o crescimento da economia, e não mudanças na legislação trabalhista.
Para salvar os empregos faremos uma lei que garanta estabilidade e a redução da jornada de trabalho para 30 horas para que todos trabalhem. Propomos um plano de obras públicas para construção de infraestrutura urbana, restaurantes e casas populares, creches, hospitais e postos de saúde.
O desemprego gera consequências em toda a sociedade. Isso porque, com ele, há uma redução do número de pessoas com renda fixa, o que diminui o consumo e, consequentemente, afeta o giro da economia.
Transtornos mentais leves, depressão, diminuição da auto-estima, sentimento de insatisfação com a vida, e dificuldades cognitivas são as principais afetações ao bem-estar psicológico humano, causadas por um desemprego prolongado.
A elevada taxa de desemprego e o declínio da renda levam a uma queda no consumo de bens e serviços por parte das famílias, afetando assim todos os setores da economia, sendo a queda no comércio e nos serviços os mais explícitos.