O tempo livre define-se como um tempo fora das obrigações pessoais, ou o que é o mesmo, o tempo que sobra depois de ter satisfeito todas as necessidades. ... Tem de existir disponibilidade de tempo livre. O lazer desenvolve-se no tempo que sobra depois de realizadas as obrigações laborais, familiares e sociais.
Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, assinale a alternativa correta. ... , houve a implantação de um conjunto de políticas públicas relacionadas ao lazer e voltadas à população, o que levou as pessoas a terem consciência social a respeito do lazer e da participação mais. ativa nesse tipo de atividade ...
Freqüentemente, entende-se o lazer como tempo de "não-trabalho", tempo "livre" ou "desocupado"; tempo dedicado à diversão, à recuperação de energias, à fuga das tensões e ao esquecimento dos problemas que permeiam a nossa vida cotidiana. ...
Nas relações do Lazer com a Saúde, Requixa (1974) ressalta que, além do caráter não obrigatório e de livre escolha do indivíduo, o Lazer propicia condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social.
Resposta. A preocupação com o trabalho e com a correria do dia a dia faz com que muitos imaginem que momentos de lazer são somente quando realmente saímos da rotina, viajamos, mas eles podem estar em todos os momentos do dia a dia.
Uma grade indústria em torno das atividades de lazer é construída a cada dia que passa, mas o fato é que ter momentos de lazer contribuem para a qualidade de vida e, principalmente, pra saúde. ... O fato é que o combate ao stress físico, mental e psicológico são aliados da boa saúde.
As práticas corporais, conforme Silva e Damiani (2005), representam uma possibilidade essencial para a Educação, para o Lazer e para a Saúde visto que as experiências que constroem o ser humano acontecem no corpo, a partir do corpo e por meio do corpo.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano.
Os PCAs ( Práticas corporais alternativas são coleções de praticas que em geral são pouco trabalhadas em aulas de ed. fisica que tem como objetivo trabalhar o corpo em função da mente.
Práticas Corporais na Educação Física: Tipos e Exemplos