Não existe um tratamento específico para o botulismo e a terapia é baseada no suporte ao paciente e cuidados de enfermagem: reposição e manutenção hidroeletrolítica através de fluidoterapia, alimentação enteral (principalmente por sondas), troca de decúbito, manejo de feridas e escaras de decúbito, compressão vesical ...
O botulismo em cães é uma doença causada pela ingestão de alimentos deteriorados ou contaminados com a neurotoxina-C pré-formada pela bactéria Clostridium botulinum. A liberação de acetil-colina na junção neuromuscular é bloqueada causando total paralisia do neurônio motor inferior.
A bactéria causadora do botulismo produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como em alimentos em conserva ou enlatados. Ele produz uma toxina que, mesmo se ingerida em pouquíssima quantidade, pode causar envenenamento grave em questão de horas.
O Botulismo deve ser diferenciado de outras doenças que causam paralisia. Na síndrome de Guillain-Barré, o quadro de fraqueza muscular, geralmente, tem início distal com evolução ascendente; parestesias podem estar presentes e o nível de proteína no LCR pode ser elevado.
Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil
Quanto tempo dura um resfriado no bebê? Na maioria dos casos, os sintomas começam a melhorar entre três a sete dias. Bebês que convivem com crianças mais velhas (que têm irmãos ou que vão para a escola ou creche) chegam a ter entre seis e dez resfriados até fazer 1 ano.