Qual a diferença entre os temas usados nas pinturas do Barroco e nas pinturas do Rococó? O Barroco retratava temas religiosos, com personagens em posições heróicas ou dramáticas. No Rococó os temas eram mundanos, ou seja, eram retratados ambientes como jardins, parques ou interiores luxuosos.
Barroco: Nasceu da contra-reforma; arte realista com composições diagonais e possuia a tecnica do tenebrismo (as pinturas eram escuras/fortes). ... Arte totalmente decorativa e é o oposto do Barroco, pois trabalhava com cores suaves e os temas eram a natureza, flores, vida cotidiana.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.
“Rococó” é um substantivo masculino de origem francesa (rocaille, que significa “concha”) e faz alusão a um estilo artístico tipicamente decorativo. Ele prosperou na Europa (especialmente no sul da Alemanha e na Áustria) do início ao fim do século XVIII, marcando a passagem do Barroco para o Arcadismo.
O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse estilo chegou a América do Sul em meados do século XVIII e, no Brasil, teve grande representação por meio do mobiliário desse período e ficou conhecido como estilo Dom João V.
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. ... De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo.
A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas.
1730
O Rococó desponta com o otimismo que algumas pessoas sentiam em resposta a tantas transformações econômico-sociais, manifestando uma nova forma de pensamento, na qual setores da sociedade abandonaram o formalismo de épocas anteriores e começaram a perseguir a diversão e a felicidade pessoal.
As obras representavam os valores e ideias de uma sociedade que viviam em busca de prazeres e do esquecimento dos problemas. Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX.
O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos.
Resposta. Resposta: caracterizado pelo uso de conchas laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura,escultura e pintura que também pode ser considerado uma reação da aristocracia e burguesia francesa contra a suntuosidade do barraco tradicional .
Recuperam-se materiais que até então tinham sido ignorados – madeira, argila, gesso, ouro e prata, porcelana (biscuit), este último foi o verdadeiro material do rococó, foi extremamente popular e o mais usado para a produção de pequenas esculturas.
O Rococó foi um movimento artístico europeu que surgiu primeiramente na França, no final do século 17 e início do 18, momento em que esse país se tornou a nação mais poderosa da Europa - em termos militares e, também, culturais.
Resposta. Nesse estilo artístico, passam a predominar as tonalidades claras e luminosas, a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, dentre os pintores desse período os melhores são Watteau e Chardin.
a Arquitetura Rococó chegou já no início do século XIX. Para nós ela surgiu em forma de escultura de madeira e pedra-sabão, na pintura mural e na arquitetura.
Na arquitetura, o Rococó foi, a princípio, um novo estilo decorativo, onde cores vivas foram substituídas por tons pastéis. ... A escultura ganhou importância, abandonando totalmente as linhas do Barroco: seu tamanho diminui e passam a ser feitas em gesso e madeira pintados com cores suaves.
A arquitetura rococó na Europa acompanhou a corrente artística e se manifestou principalmente na decoração dos espaços interiores. Feito de forma detalhada e contando com salões ovais, esse estilo arquitetônico apresentava paredes com pinturas luminosas e suaves.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
Resposta: 1)Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. ... Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
O Neoclassicismo é um movimento artístico e cultural iniciado na Europa no século XVIII que inovou a forma como a literatura, pintura, escultura e arquitetura eram produzidas. ... Os artistas procuravam inserir qualidade nas formas ao criar uma harmonia com a linha reta, equilíbrio entre as cores e simetria dos traços.
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. Primeiramente, desenvolveu-se na França, no século XVIII, e difundiu-se por toda a Europa. ... Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.