A maioria das espécies de briófitas apresentam reprodução sexuada, já a das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma.
As briófitas e as pteridófitas possuem muitos aspectos em comum, como por exemplo a dependência da água para que os anterozóides possam realizar a fecundação. Este é o principal motivo pelo qual a maior parte das espécies, tanto das briófitas quanto das pteridófitas, crescem em ambientes úmidos.
As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não apresentam tecidos de condução, enquanto as pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, apresentam tecidos condutores de seiva.
(PUC Minas) Briófitas e pteridófitas NÃO apresentam em comum: A) vascularidade, possibilitando maior conquista do meio terrestre. B) dependência da água para reproduzir.
1) Há a necessidade de água para movimentação do gameta masculino, logo o ambiente úmido propicia sua reprodução. 3) pteridófitas, maior transporte de substancias, já que sem os vasos o transporte é por difusão, impedindo as mesmas de atingirem grandes tamanhos.
Estrutura das briófitas Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.
Explicação: Por que elas necessitam de água para a reprodução: a água leva os gametas masculinos ao encontro dos gametas femininos. Por isso musgos só crescem em locais úmidos.
filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese. Explicação: a principal diferença é que Rizoides, cauloides e filoides não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).
Verificado por especialistas. e) As briófitas e as pteridófitas são os grupos que precisam de água para que ocorra a fecundação.
As gimnospermas são as primeiras plantas que não necessitam de água para se reproduzir. São compostas por raiz, caule, folha, flores secas e sementes, sendo que os dois últimos surgiram justamente nessa etapa evolutiva.
e) Quais dos grupos vegetais estudados necessitam de água para a reprodução? Explique o papel da água nesse processo. Briófitas e pteridófitas.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As flores e frutos são exclusividade das plantas conhecidas como angiospermas.
coníferas
pteridófitas
Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.