EQST

Por Que O Nome Urups?

Por que o nome Urupês?

Ao mesmo tempo, mostra o descaso em que essas pessoas vivem. Principal conto presente no livro, em “Urupês” Monteiro Lobato apresenta uma de suas maiores personagens: o Jeca Tatu. O título vem do apelido que essa personagem tem, “urupê” – que é uma espécie de fungo parasita.

Qual a temática da obra Urupês?

Publicado em 1918, Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. ... Para uma melhor compreensão da temática da obra, o próprio escritor nos dá pistas ao citar, em um dos seus contos, Meu Conto de Maupassant.

Qual o gênero do livro Urupês?

Ficção Urupês/Gêneros

O que Monteiro Lobato crítica na obra Urupês?

Apesar de apresentar diferentes temáticas em seus contos, a importância de Urupês está na crítica que faz à decadência da zona rural brasileira e ao tipo nacional imaginado por nossa literatura. ... Porém é nos ensaios publicados por Lobato em 1914 que essa faceta crítica se amplia.

Porque Jeca Tatu recebeu esse nome?

Urupês é focado no personagem principal, o Jeca. O nome da obra é inspirado no urupê - um tipo de cogumelo parasitário que destrói a madeira -, e o Jeca Tatu é descrito como um caipira indolente, desleixado, sempre de cócoras e pés descalços, nenhuma educação, cultura, ambição ou mesmo disposição para melhorar de vida.

O que retrata a obra Urupês?

Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. Dois homens conversam sobre faróis, e um deles conta sobre a tragédia do Farol dos Albatrozes, onde passou um tempo com um dos personagens da trama: Gerebita.

O que foi o Caboclismo?

Uma das manias mais curiosas da nossa mentalidade é o caboclismo. Chama-se isto a cisma que tem todo o brasileiro de que é caboclo ou descende de caboclo. ... A mania, porém, percorreu o Brasil; e, quando um sujeito se quer fazer nobre, diz-se caboclo ou descendente de caboclo.

Quais os principais temas abordados no livro Urupês?

Na maioria dos contos da obra Urupês se encontra histórias de um realismo fantástico, envolvidas por assassinatos, suicídios, necrofilia, traições, além de questões políticas, tais como a luta por poder das pequenas cidades, aqui chamadas por Lobato de Itaoca, entre coronéis fazendeiros, voto de cabresto etc.

Quais os contos do livro Urupês?

Resumo
  • Os faroleiros. Dois homens conversam em um navio. ...
  • O engraçado arrependido. Pontes é um incurável piadista. ...
  • A colcha de retalhos. O narrador relata seu contato com uma família interiorana. ...
  • A vingança da peroba. ...
  • Um suplício moderno. ...
  • Meu conto de Maupassant. ...
  • “Pollice verso”. ...
  • Bucolica.
Mais itens...

Quem são os personagens do livro Urupês?

Urupês é focado no personagem principal, o Jeca. O nome da obra é inspirado no urupê - um tipo de cogumelo parasitário que destrói a madeira -, e o Jeca Tatu é descrito como um caipira indolente, desleixado, sempre de cócoras e pés descalços, nenhuma educação, cultura, ambição ou mesmo disposição para melhorar de vida.

Por que Urupês é uma obra Pré-modernista?

b) É uma obra pré-modernista, de caráter surrealista, já que o autor emprega um símbolo – o "urupês", gigante cupinzeiro – dentro do qual circulam a personagens e ocorrem os fatos.

Qual é o problema brasileiro apontado por Monteiro Lobato?

O grave problema apontado por Monteiro Lobato, ao criar o personagem Jeca Tatu, é: a) a idealização constante do índio e do caboclo. b) desmistificar o vaqueiro como sendo o herói nacional. ... e) mostrar que o índio é preguiçoso e o caboclo, genial.

O que é ser Jeca Tatu?

Jeca Tatu é uma personagem criada por Monteiro Lobato em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista. Simboliza a situação do caipira, abandonado pelos poderes públicos brasileiros, às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política.

Qual é a doença do Jeca Tatu?

Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo. O médico constatou que tratava – se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão. Explicou que tal doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da pele, principalmente da perna e dos pés.

O que é caboclo brasileiro?

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

O que é Caboci?

Pessoa de pouca instrução.

Quais as justificativas de Jeca Tatu para seu comportamento passivo é preguiçoso?

Preguiça é sinal de atraso e de indiferença. A superação da ideia de um "Jeca Tatu" depende de vontade política e envolvimento social. Manter famílias no poder, mesmo sendo elas favorecidas e incentivadoras dessa realidade, indica preguiça de movimentos sociais organizados, de envolvimento político da população.

Por que Pré-modernismo?

O pré-modernismo foi uma espécie de ensaio para o modernismo brasileiro. Durante os anos de 1902 a 1922, o modernismo foi sendo forjado até fixar as suas bases. Nesse período, os problemas sociais, econômicos e políticos tornaram-se mais evidentes, e falar sobre eles era inevitável.

Como és bonito no romance é feio na realidade?

"Pobre Jeca Tatu! Como é bonito no romance e feio na realidade! Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço - e nisto vai longe.

Qual a relação entre a personagem de Jeca Tatu e o ideal eugenista?

Segundo Pedro Moraes (1997), na primeira fase do Jeca, o viés evolucionista, racista e eugênico de Lobato era claro. Jeca Tatu simbolizava o sertanejo comum doente, preguiçoso, ignorante e um “funesto parasita”. A causa de tamanha degradação, para Lobato, estava na mistura racial.