O mais raro é o acromático, quando a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza. No dicromático, entre as cores vermelho, verde e azul, identifica duas delas, em qualquer combinação. O mais comum é o tricromático. A pessoa que sofre com esse tipo de daltonismo tem uma leve dificuldade para distinguir as cores.
Existe um teste super rápido que pode ser feito em casa mesmo, pela internet, para descobrir se você tem ou não daltonismo. Esse teste é chamado de Ishihara e o objetivo é identificar os números presentes no centro da imagem.
O primeiro círculo à esquerda, com número 12 serve para introduzir ao teste, ou seja, mesmo pessoas com daltonismo devem identificar o número dentro do círculo. Já no caso dos círculos na sequência, apenas indivíduos com a visão normal veem os números 2, 42, 74 e 6, respectivamente.
Nesse caso, o indivíduo é incapaz de enxergar as cores azul e amarelo. O azul aparece em tonalidades diferentes e o amarelo vira um rosa-claro. Além disso, eles não enxergam objetos na cor laranja.
Na maioria dos casos, a pessoa já nasce daltônica. Trata-se de uma predisposição genética passada de pai para filho. Muito raro, o daltonismo adquirido é causado por alguma doença que atinge o nervo óptico ou pela degeneração macular associada à idade.
Tais pessoa não podem exercer profissões que exigem boa visão, como atiradores, motoristas profissionais e pilotos. Ações diárias simples, como combinar cores ao se vestir, por exemplo, podem ser motivo de confusão. Dependendo da manifestação da doença, a pessoa daltônica pode enxergar apenas em preto em branco.
Infelizmente, o daltonismo não tem cura e pode interferir em atividades do dia a dia. No entanto, pode ser feito um tratamento para que suas consequências sejam minimizadas. Existem lentes de contato e óculos especiais que auxiliam as pessoas com daltonismo a distinguir cores muito semelhantes.
Os óculos não funcionam em todos os casos, mas a EnChroma estima que 80% dos daltônicos podem se beneficiar da invenção. O maior problema é que, embora não sejam necessariamente caros, os óculos podem pesar no bolso, principalmente de quem mora no Brasil: os preços variam entre US$ 269 (versão infantil) e US$ 469.
Quanto custa e onde comprar óculos para daltonismo no Brasil
As lentes dos óculos separam as cores para que sejam captadas pelas células de forma correta. O dispositivo está disponível em vários modelos e até pessoas que não são daltônicas podem usar para intensificar a percepção das cores.
Ana tem dificuldade para distinguir o verde, o vermelho e o marrom. A apresentadora publicou no Instagram a imagem de um teste para daltonismo. A imagem colorida forma um coração, visto por completo por quem não tem daltonismo. ... No mundo, apenas 0,5% das mulheres apresenta essa dificuldade em enxergar cores.
Apesar da distorção na percepção da cores, pessoas com daltonismo podem levar uma vida normal e até dirigir. Para algumas, a condição pode ser um fator positivo.
acromatopsia
A acromatopsia é um distúrbio visual não progressivo e hereditário, caracterizado pela ausência de visão de cores, baixa acuidade visual, fotofobia (sensibilidade à luz) e nistagmo.
Cerca de 25% da população mundial é dicromática. De 20 a 33: Você é tricromático, o que quer dizer que possui três tipos de cones (consegue ver com clareza os matizes de violeta/azul, do verde e do vermelho presentes na escala). Está tudo bem, pois 50% da população mundial está nesta categoria.
A síndrome está presente também em uma forma incompleta, que é mais adequadamente definida como daltonismo. A única estimativa de sua ocorrência relativa é de 1:30 000 na população em geral, dados da década de 1960 ou anterior. Há alguma discussão sobre se acromatas podem ver cores ou não.
Estatísticas mostram que aproximadamente 8,5% da população masculina mundial apresentam deficiência na percepção de cores. Para mulheres este número fica perto de 0,5% devido a fatores hereditários. Popularmente esta deficiência é conhecida como daltonismo.
É o tipo mais comum. Deuteranopia - Ao invés de enxergar verde, o indivíduo com deuteranopia vê marrom. Tritanopia - Quem tem esse tipo de daltonismo tem percepção alterada das cores azul e amarelo. O azul passa a ser visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e a cor laranja não é percebida.
Além da dor de cabeça, dor ocular e retro-ocular, outros sintomas podem sugerir a presença de alterações neurológicas, como baixa visão, diminuição dos campos visuais, alteração do tamanho da pupila, visão dupla, estrabismo, queda da pálpebra, sensação de blecaute, fotofobia, balanço no olhar (nistagmo) ou ainda ...
A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.
A enxaqueca com aura é caracterizada por uma alteração da visão que leva ao aparecimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão, que pode durar de 15 a 60 minutos, e que é seguida por uma dor de cabeça muito forte e constante.
Assim, os principais sintomas de problema de vista são: