A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. ... As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.
ENERGIA DA BIOMASSA. BIOMASSA é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica,(vegetal, animal, microorganismos). A utilização da energia da BIOMASSA é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.
Shou sugi ban – A técnica japonesa de queimar a madeira.
A madeira é um combustível sólido que passa por um processo de degradação térmica quando submetida à elevação da temperatura. ... Embora ocorra a carbonização à temperaturas acima de 95oC, a madeira não entra em ignição. Esse processo endotérmico é denominado pirólise lenta.
260 °C
O que é necessário para que a combustão aconteça? ... Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição). Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.