Dióxido de enxofre
O dióxido de enxofre é um gás tóxico que afeta, principalmente, as mucosas, agindo no sistema respiratório e nos olhos, causando irritação. Os principais sintomas que aparecem ao entrar em contato com o SO2 são: tosse, náuseas e irritação nos olhos.
O dióxido de enxofre pode contribuir para o aquecimento do planeta e sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais, além de corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções, estátuas. Segundo o mesmo estudo, a chuva ácida diminui o pH dos lagos e reduz a concentração populacional de peixes.
Na combustão do óleo diesel libera átomos de enxofre para a atmosfera em forma de SO2 que se combina com vapor de água presente na atmosfera, formando H2SO4 muito ácido, logo ele é responsável pela chuva ácida.
O diesel nacional tem mais enxofre devido a características de nosso petróleo, do tipo parafínico (pesado), enquanto na Europa e Estados Unidos o petróleo é mais leve, naftênico. Não se trata de vantagem conter mais enxofre, muito pelo contrário.
Teor de enxofre É um indicativo da concentração deste componente no óleo diesel. O enxofre é um elemento indesejável em qualquer combustível devido à ação corrosiva de seus compostos e à formação de gases tóxicos como SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre), que ocorre durante a combustão do produto.
Multijet II
Vamos ao ranking:
No Brasil, são vendidos dois tipos de diesel: o comum (S-500) com teor de enxofre de 500 ppm, e o S-10 com teor máximo de 10 ppm. Bem menos poluente, o S-10 é adequado para as novas tecnologias de controle de emissões dos motores a diesel, fabricados a partir de 2012.
As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
Fiat Strada
As 10 melhores picapes do Brasil: lista das mais vendida em janeiro de 2020!
Motor e Câmbio – Melhor motor, S10. Mas a Hilux é a única com câmbio automático. Dirigibilidade – Bem acertada, a S10 é a melhor para quem gosta de dirigir.
Enquanto o rendimento da S10 na pista foi superior, a Ranger se destacou pela melhor dirigibilidade e também pela ergonomia. Com um acerto de suspensão que privilegia o conforto e uma direção mais rápida e precisa, a Ford tem um modo de condução que pode ser comparado ao de um automóvel.