Uniformes da Marinha
- Uma âncora de ouro sobre campo circular azul, limitado por um cabo, em ouro, e encimado pela Coroa Naval. Na parte superior do campo, em letras de ouro, as palavras MARINHA DO BRASIL, dispostas em semicírculo na orla.
A partir de 1o de Janeiro de 2019(R$)
Isso representa um nó que era usado pelo almirante Nelson, na manga de seu uniforme, após ter perdido o braço em combate. O oficial brasileiro ainda usa o laço de Nelson, apesar dele ter sido um oficial inglês e ter morrido em 1805.
Os Cabos e Marinheiros usam uniformes, brancos ou azuis, de gola, e na cabeça, bonés sem pala. ... O uniforme típico de marinheiro é universal. Suas características são, principalmente, o lenço preto ao pescoço e a gola azul com três listras. O lenço teve sua origem na artilharia dos tempos antigos da marinha a vela.
A farda pode ser lavada com máquina com sabão e amaciante, mas o cuidado está em não pendurar ela não sol quente por muito tempo, e por isso secar na sombra.
Coloque a roupa encardida de molho em 5 litros de água quente + 5 colheres de sopa de sal de cozinha + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nesta água por 6 horas. Retire do molho e coloque na máquina para lavar normalmente com sabão e amaciante.
Aposte na pré-lavagem Se tiver, o ideal é passar um sabão, esfregar e deixar de molho para depois proceder com a lavagem. Se não fizer isso, o uniforme vai encardindo”. Nesse momento, o sabão pode ser um específico para manchas ou o comum branco em barra.
Segure a camisa pela parte de trás, encontrando seu centro e dobrando-a para que os lados fiquem alinhados. Esse será o primeiro vinco e deve ser completamente vertical. Pressione essa dobra para baixo, engome e use o vapor do ferro para secá-lo antes de passar.
Foi destacada, também, a frase escrita na base do mastro da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF): “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”.
Aplique um pouco de goma em spray. Você deve manter a lata a cerca de 25 cm de distância da camisa, usando aplicações curtas, de dois segundos.
Coloque o uniforme em uma secadora de roupas. Adicione um amaciante a secadora. Ligue o equipamento e permita que a roupa seque por 20 a 30 minutos ou até que não haja mais partes úmidas no punho das camisas ou no cós das calças. Retire as roupas da secadora assim que ela terminar de secar.
É especialmente importante manter o vinco central da calça perfeito....Para tanto, é comum que oficiais e soldados alistados muitas vezes criem uma dobra permanente.
- 1/2 copo americano de amaciante; - 1 colher de sopa de Goma Pox; - água até completar os dois litros. Colocar no borrifador (nunca no compartimento do ferro a vapor).
Para engomar camisa social o ideal é começar pela parte de trás da peça. Então posicione a camisa dessa maneira na tábua de passar ou em uma mesa. Aplique o spray com a goma que você preparou. Faça isso de forma uniforme e aguarde um pouco para deixar o tecido absorver o produto.
A receitinha para engomar tecidos é bem fácil e pode até ser caseira, usando Maizena (amido de milho). Nesse caso, ferva 1 litro de água e à parte misture 1 colher de sopa de Maizena em um copo com um pouco de água. Coloque a mistura na água fervente e mexa bem até ficar um mingauzinho bem ralo.
MAS O QUE É “ENGOMAR”? Engomar é adicionar estrutura ao tecido através de uma mistura de água com algum tipo de amido. O amido mais comum é o de milho (maisena), mas batata, trigo, arroz e araruta também podem ser utilizados.
Faça um mingau com a água e com o amido de milho (sem levar ao fogão) e depois acrescente o vinagre. Se quiser uma peça mais durinha, acrescente mais amido.
Para aplicar a Resina Impermeabilizante para Crochê Endurecido, você vai precisar de um recipiente e luvas. Molhe e peça, já endurecida, utilizando um pincel macio. Deixe escorrer e coloque para secar ao sol.
Misture duas colheres de amido de milho e dois copos de água em uma vasilha. Com a colher, mexa bem o conteúdo até que ele fique homogêneo ou bata no liquidificador. Em seguida, adicione um pouquinho da essência de sua preferência se for usar. Coloque tudo isso no frasco e feche-o com a tampa borrifadora.
Ingredientes
Receita 1 – Com açúcar 4 colheres (de sopa) de álcool 4 colheres (de sopa) de açúcar 4 colheres (de sopa) de água Levar ao fogo até o açucar derreter bem. Molhar a peça e colocar na forma, espere secar e está pronto.
Dissolva as 2 colheres de farinha de trigo em 1/2 xícara de água fria. Com o fogo baixo, adicione de uma vez a farinha dissolvida na água fervente. Prossiga mexendo a todo momento, por aproximadamente 10 minutos. Ficará com consistência de mingau.
Como engomar um chapéu
Como fazer a goma para engomar a renda
Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa com amido de milho (Maizena). Molhe a peça, mergulhando nessa mistura e estenda sem torcer para fazer o formato. Quando estiver quase seca, utilize o ferro não muito quente para passá-la. Caso prefira que fique mais dura, basta colocar mais Maizena.
Peças muito delicadas e de alta qualidade feita de renda ou chiffon devem ser lavadas à mão. Mergulhe a peça em água morna por cerca de 30 minutos. Use somente detergente ou sabão em pó neutro e finalizar a lavagem com água fria.